Como são cativantes os jardins de Berlim
Por Decio ZylbersztajnEssas considerações têm importância para a compreensão dos contos de Décio. Como músico está ele, consciente ou inconscientemente, impregnado das noções de movimento, de tempo, de andamento, de ritmo. Seus contos têm ritmo tranquilo como as águas de um rio de planície que se encaminham para o remanso. Como músico sabe quando deve acelerar, frear, florear, pontear, o fluxo narrativo. Talvez isso explique que os contos não tenham localização concreta. Não estão ambientados em um espaço, salvo o primeiro ambientado em Berlim, que deu o belo título à coletânea: Como são cativantes os jardins de Berlim.
Décio não imita. Segue seu próprio caminho. Não se deixou levar por modismo de agora ou de antes.
Para mim o melhor conto é Encruzilhada, pelo simbolismo: encruzilhada, como cruzamento de vias, onde se coloca oferenda de umbanda; encruzilhada, como entrechoque de personagens Helena e Homero, em que este se perde, na sagacidade da velha que termina com ironia: “- Prezado Dr. Homero. O Senhor tem uma decisão a tomar. Parece que está em uma encruzilhada”. Aí estão, a meu ver, os melhores personagens da coletânea.
José Afonso da Silva
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Decio Zylbersztajn
- ISBN-10: 8566887069
- ISBN-13: 978-8566887068
- ASIN: B08Y9BRHT5
- Editora: Reformatório
- Idioma: Português
- Tamanho: 4574 KB
- Nº de Páginas: 146
- Categoria: Fantasia, Horror e Ficção Científica
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Como são cativantes os jardins de Berlim, escrito por Decio Zylbersztajn. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.