Como Escrever Crônicas
Este livro se junta a “Como escrever artigos científicos, dissertações e teses” e “Como escrever trabalhos de conclusão de curso (graduação)”, ambos em terceira edição. Escrevi o primeiro para o público de pós-graduação; o segundo para graduação.
Escrevo crônicas desde 2009: já são 21 livros de crônicas. Por isso, me lancei na tarefa de dizer como escrevo minhas crônicas. Antes de abordar minha forma de trabalho, apresento trechos (e os comento) de sete grandes mestres da crônica brasileira: Clarice Lispector, Fernando Sabino, Lya Luft, Machado de Assis, Millôr Fernandes, Nelson Rodrigues e Rubem Braga. Depois dos mestres, apresento meu roteiro de elaboração de crônicas. Trago 25 crônicas, extraídas de vários dos meus livros, principalmente do mais recente [“Íntegro, Conciso, Coerente (Crônicas)”].
A seguir, apresento a organização do livro, com breve informação a respeito do conteúdo de cada capítulo.
A primeira unidade é a Introdução, em que destaco a importância da leitura como elemento básico formador do escritor.
No fim de cada capítulo, há textos para “leitura e reflexão” sobre assunto de interesse do escritor, extraídos de meus livros de crônicas, e também exercícios para serem desenvolvidos pelo leitor como parte da oficina de redação de crônica.
O Capítulo 1 traz uma apresentação ampla com características do texto literário e do texto não literário.
O Capítulo 2 aponta aspectos diferenciadores dos trabalhos de ficção e de não ficção, e finaliza com a questão do plágio.
O Capítulo 3 trata de gêneros literários – o lírico, o narrativo (ou épico) e o dramático. São apontadas as obras que figuram em cada gênero.
O Capítulo 4 aborda as obras de não ficção.
Os Capítulos 5 e 6 constituem o cerne do livro. O Capítulo 5 – Analisando Crônicas de Mestres, contém trechos de crônicas dos sete grandes cronistas brasileiros citados acima.
O Capítulo 6 – Como Escrever Crônicas – traz um roteiro para escrita de crônicas. Em seguida, são listadas 25 crônicas que escrevi; algumas delas é seguida de breve comentário sobre seu conteúdo.
O Capítulo 7 – Alguns Erros Frequentes de Escrita – eu trouxe dos livros “Como Escrever Artigos Científicos, Dissertações e Teses” e “Como Escrever Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)”. Trata-se de listagem compilada com erros mais comuns encontrados em textos de redatores iniciantes: compus a lista com base em minhas orientações de estudantes de graduação e pós-graduação.
No Capítulo 8 (Componentes na Literatura) é introduzido o conceito de componente. Esse conceito é usado na indústria para concepção de novos produtos. A ideia é que um novo artefato possa ser concebido sem que necessariamente todas as suas partes sejam desenvolvidas: algumas podem ser reaproveitadas (ou adaptadas) de projetos anteriores. Com isso, aumentamos a produtividade, pois somente os componentes novos precisam ser elaborados. A utilização de tal ideia é mostrada nesse Capítulo.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Alfredo Braga Furtado
- ASIN: B09DW7RH1H
- Idioma: Português
- Tamanho: 894 KB
- Nº de Páginas: 165
- Categoria: Literatura e Ficção
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Como escrever crônicas, escrito por Alfredo Braga Furtado. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.