Como Escrever Artigos Científicos, Dissertações e Teses: 2ª edição
Por Alfredo Braga FurtadoO que esta segunda edição traz de novidade em relação à anterior (de 2017)? Foi incluído um capítulo novo – o de número 5 – com exemplo de estrutura de artigo científico e de tese que levam em conta, em linhas gerais, as orientações apresentadas na Seção 4.4 (“Estrutura do artigo científico, dissertação ou tese”) do Capítulo 4 (“Aspectos Teóricos da Redação Científica”).
Ao utilizar o livro da 1ª edição em minhas aulas, observei que precisava preencher esta lacuna: fornecer exemplo ilustrativo (real) de artigo científico e de tese bem estruturada. A Seção 8.2 (“Alguns Exemplos de Melhorias em Texto”) ganhou três exemplos adicionais.
Além disso, foi incluída a Seção 8.3 (“Exercícios de Correção de Textos”), com 155 frases para serem analisadas e, quando necessário, corrigidas pelo leitor. Comento cada uma das frases, apontando a correção devida, quando é o caso. No fim de cada capítulo, foi incluída a seção “Leitura e Reflexão”: ela consta de textos extraídos de meus livros de crônicas (ao todo 20 textos foram incluídos nesta obra); são abordados assuntos ou casos relevantes, para reflexão.
O Capítulo 9, Metodologia, foi ampliado, com a inclusão da seção (9.1) que descreve as técnicas de levantamento de dados; também a seção (9.2) que descreve os tipos de pesquisa de acordo com o procedimento técnico (pesquisa empírica, pesquisa teórica, pesquisa teórica empírica, pesquisa histórica, estudo de caso, revisão sistemática da literatura); a seção (9.3) que descreve os níveis de profundidade da pesquisa (pesquisa exploratória, pesquisa descritiva, pesquisa explicativa).
O conteúdo do livro é descrito em seguida, capítulo a capítulo. O Capítulo 1 contém introdução ao assunto. No Capítulo 2, são definidos os limites da ciência e o conhecimento científico é caracterizado. O Capítulo 3 traz uma definição de projeto de pesquisa. Normalmente, no âmbito de projetos de pesquisa é que esforços de investigação científica são realizados e que acabam por redundar na escrita de TCCs, de artigos científicos e mesmo de dissertações ou teses.
No Capítulo 4 são apresentados aspectos técnicos da redação científica, com ênfase para as características peculiares deste tipo de texto, como para sua estruturação em capítulos ou seções; este Capítulo é finalizado com a caracterização de plágio. No Capítulo 5 são apresentadas as estruturas de um artigo científico e de uma tese, que podem ser tomadas como referência pelo leitor para o seu texto específico, em termos de abrangência, organização, concatenação de conteúdo, completude. O capítulo inicia com a identificação de características de artigos, dissertações e teses com boa organização das partes componentes. O Capítulo 6 mostra como fazer citação a uma obra consultada para evitar incorrer em plágio.
O Capítulo 7 apresenta as formas de prover informações sobre os diferentes tipos de obras citadas no texto. Se o Capítulo 4 descreve uma visão macroscópica do texto científico, o Capítulo 8, por sua vez, procura contemplar aspectos microscópicos, com a apresentação de uma lista (parcial) de erros frequentes, verificados pelo autor na função de orientador de estudantes de graduação e pós-graduação. O Capítulo 9 focaliza os aspectos metodológicos do texto científico, dando conta de como a investigação foi realizada. Seguem-se as considerações finais do livro.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Alfredo Braga Furtado
- Tamanho: 741 KB
- Nº de Páginas: 187
- Categoria: Educação
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Como Escrever Artigos Científicos, Dissertações e Teses: 2ª edição, escrito por Alfredo Braga Furtado. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.