Como Criar o Seu Manual da Marca: Branding para Pequenos Negócios

Por Cristiane Thiel
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Quando eu comecei a trabalhar no Marketing, ainda nos anos 1990, o documento que eu vou abordar neste livro era chamado principalmente de Manual de Identidade Visual da Marca. Isto porque seu principal objetivo era guiar todos os envolvidos na criação de materiais de comunicação e divulgação sobre como aplicar o logo, que cores usar, quais fontes eram permitidas, entre outras especificações.

Por isso, os manuais mais bem elaborados eram de grandes empresas. Os profissionais envolvidos na criação de um site, por exemplo, recebiam essas diretrizes para saber exatamente como deveria ser a identidade visual, até onde podiam ser criativos.

Pense em um mundo onde os materiais de comunicação eram criados apenas algumas vezes por ano. A demanda era gerada quando havia a participação em algum evento ou era necessário atualizar a comunicação.

Com o surgimento das mídias digitais, a comunicação ficou muito mais dinâmica. Ao invés de criar algumas peças ao longo de meses, precisamos de vários materiais semanais.

Um trabalho que muitas vezes era solicitado a um departamento específico da empresa, hoje é elaborado e gerenciado por várias equipes.

Com tamanha produção e vários profissionais envolvidos, como manter a consistência?

Características do eBook

  • Autor(a): Cristiane Thiel
  • ASIN: B09B5FZ8LD
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 215 KB
  • Nº de Páginas: 81
  • Categoria: Administração, Negócios e Economia

Amostra Grátis do Livro

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