Como Criar, Implantar e Administrar um Novo Negócio: Da ideia ao lucro, com maior segurança e probabilidade de sucesso

Por José Antônio Rosa
Baixar Como Criar, Implantar e Administrar um Novo Negócio: Da ideia ao lucro, com maior segurança e probabilidade de sucesso pdf, epub, mobi, eBook
Orientação inicial para novos empreendedores que queiram montar e administrar pequenos negócios. Parece caro, mas não é, porque é prático e ajuda a evitar erros que custariam muito caro e a chegar a acertos que podem resultar em ganhos significativos. Sem enrolação, sem fantasias, direto no que interessa. Traz 3 checklists para autoavaliação e avaliação do processo de implantar o negócio.

Veja partes da introdução e o sumário:

INTRODUÇÃO (partes)

Nos últimos trinta anos, como consultor de empresas e profissionais, tive oportunidade de acompanhar dezenas de pessoas que resolveram criar novos negócios. Comecei trabalhando para o Sebrae, no tempo em que ainda se escrevia Cebrae com c. Já no fim dos anos 1980 apresentava cursos para futuras cabeleireiras, donas de lojas de roupas, produtoras domésticas de alimentos, futuros donos de bar, de fábrica de blocos de concreto, contadores, etc. Depois, fui convocado para trabalhar dando a apoio a futuros empreendedores processo de desligamento de grandes empresas, em planos de downsizing.

Vi pessoas acertarem em seus novos empreendimentos e outras, infelizmente, errarem. Pude perceber quão bom é acertar com um novo negócio – e abandonar o emprego definitivamente – e quão ruim é errar. Quando as coisas dão certo, todos se beneficiam: os empreendedores, seus familiares, seus eventuais empregados, seus fornecedores e clientes, o governo, a sociedade, enfim. Quando vem o fracasso, porém, muitos sofrem e muitos têm prejuízo, de algum modo.

Com este manual prático pretendo ajudar os empreendedores a acertarem. São regras práticas provenientes da administração de negócios – um assunto que estudei a vida toda e leciono em pós-graduação. Provêm também da minha experiência como empreendedor e como consultor de empreendedores. O que vejo e aprendo na consultoria para grandes empresas busco adaptar para as pequenas, com as quais sempre aprendi muito também. Busco fazer uma síntese do que considero boas práticas a empreendedor, enfim.

SUMÁRIO

1.Você quer mesmo iniciar um novo negócio?
Razões certas e razões erradas para iniciar um negócio
Outras alternativas de emprego e renda
Checklist 1 – Avaliação da decisão de empreender

2.Qualificação do empreendedor para sucesso com o novo negócio
Introdução
Capacidade para empreender – Recursos – Suporte – Competência – Metodologia – Sucesso
Conhecimento, habilidades e atitudes
Checklist 2 – Autoavaliação do seu potencial como empreendedor

3.Roteiro passo a passo para a implantação de um novo negócio
Introdução – Uma ideia boa para você – Etapas da avaliação da ideia – Avaliação e escolha do mercado – Avaliação da concorrência e posicionamento competitivo – Avaliação e definição do sistema de marketing – Avaliação e definição do sistema produtivo – Avaliação e definição do sistema organizacional – Orçamento do novo negócio
Checklist 3 – Avaliação inicial da viabilidade do empreendimento

4.Implantação do negócio – A curva em S e suas etapas – do início ao sucesso – Os riscos de cada etapa e como preveni-los – A gestão da implantação – Checklist – Tudo pronto para início?

5.Administração do novo negócio – O que é administração – Administrando o pequeno negócio – na prática
Checklist 4 – Competência para administração

6.Buscando o crescimento sustentável – Motivação para o crescimento – Rotas para o crescimento

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): José Antônio Rosa
  • Tamanho: 1635 KB
  • Nº de Páginas: 104
  • Categoria: Negócios e economia

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Como Criar, Implantar e Administrar um Novo Negócio: Da ideia ao lucro, com maior segurança e probabilidade de sucesso, escrito por José Antônio Rosa. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.