Como a Pandemia Mudou o Jornalismo: Os bastidores do conflito de interesses que a Imprensa não investiga!
Por Claudio OdriA falta de informações de fontes diversificadas, a ausência de debates e outras opiniões na imprensa são motivo de preocupação.
Nunca tivemos acesso a tanta informação e com tanta rapidez. Apesar disto, nunca estivemos tão mal informados. Isto parece ser o resultado da combinação estranha desses tempos de internet, redes sociais e um jornalismo em crise.
Nesse cenário, o pior dos mundos é conviver com a falta de informação ou a dúvida sobre sua veracidade e o rigor como ela foi apurada e checada. A pandemia levou todo mundo ao limite.
O mundo anda conflagrado. Há pouca tolerância com opiniões que desafiem as obviedades. Quando esse tipo de postura passa a dirigir a imprensa, algo não vai bem. Nunca esperamos muito dos políticos. Esperamos pouco de juízes e promotores. Mas, da imprensa, esperamos sempre mais e melhor.
Esse livro levanta uma série de perguntas sobre os procedimentos básicos que a imprensa ignorou. Ao fazer essas perguntas, pesquisar, checar notícias é possível entender, muito além da política mesquinha, que estamos numa crise de qualidade no trato com a informação. Maltratamos as palavras e comprometemos a capacidade de compreensão da realidade.
Ao pesquisar a pandemia descobri uma série de fatos intrigantes. Desde um processo movido pela Comunidade Européia contra a OMS até reportagens que expõem evidentes conflitos de interesses entre renomados pesquisadores e cientistas, pagos por grandes laboratórios e que aconselham governos nas suas estratégias de saúde.
Quando a imprensa põe em risco sua credibilidade, abdicando da dúvida e da curiosidade, assumindo versões como fatos, a audiência desconfia. Existem informações diferentes sobre temas polêmicos e elas não aparecem nos noticiários. Você não acha estranho todo mundo ter a mesma opinião sobre temas controversos como tratamento ou vacina? Nessas horas, redes sociais ganham relevância porque é por onde outras notícias circulam.
A perda do protagonismo da imprensa é uma realidade. Não há negócio no mundo que não tenha sofrido impacto com a chegada da internet. Ela, como a imprensa, é mãe de muitas virtudes e outros tantos vícios. Se a imprensa não traz os fatos, a tecnologia disponibiliza caminhos para buscá-los, onde quer que a curiosidade nos leve.
Seria um caminho virtuoso se as Big Tech, autoritariamente, não tomassem para si o direito de definir o que devemos ou não ver, ler ou assistir. Tempos estranhos e na contramão das liberdades individuais. Tempos perigosos quando algoritmos e fact checkers restringem a manifestação de opinião de eméritos cientistas ou definem o que é verdade.
Esse livro não trata de política e nem de ciência, saúde ou medicina. Esse ensaio faz perguntas que o bom jornalismo deveria fazer para ser, de fato, qualificado e reconhecido como o Quarto Poder. Quando abre mão da dúvida e da curiosidade não presta um bom serviço e nega sua própria existência.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Claudio Odri
- ASIN: B09LZXXFK7
- Editora: CdClip Produções
- Idioma: Português
- Tamanho: 10666 KB
- Nº de Páginas: 264
- Categoria: Língua, Linguística e Redação
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Como a Pandemia Mudou o Jornalismo: Os bastidores do conflito de interesses que a Imprensa não investiga!, escrito por Claudio Odri. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.