Coagulação – Interpretação Clínica dos Testes Laboratoriais de Rotina (eBook)
Por Paulo TerraO livro é abrangente, estudando desde as bases do fenômeno da coagulação até a compreensão clara, explicita, da Hiperbole de Quick.
Para melhor avaliação do seu conteúdo, transcrevemos os seus principais capítulos com os comentários correspondentes:
Capítulos [1]/[2] abordam assuntos simples, mas com preocupação objetiva: a de prevenir o leitor de eventuais confusões, inclusive aquelas devidas ao desconhecimento da terminologia. O capítulo [1] é uma análise sucinta dos mecanismos de coagulação. O capitulo [2]é o estudo comparativo dos métodos laboratoriais empregados nas rotinas. Nele são explicadas as razões pelas quais os tempos de coagulação e de sangria não mais se utilizam para fins de rastreamento e por que são preferíveis o tempo de protrombina e o tempo de tromboplastina parcial ativada.
Capítulos [3]/[4] – dedicam-se a discutir os fundamentos, as vantagens e as limitações das duas propostas de padronização de resultados do tempo de protrombina: a atividade protrombinica de Quick e a do INR (Internacional Normalized Ratio), que uma proposta de correção feita com base na sensibilidade de cada reagente. De forma extremamente didática, apresenta a este respeito duas criativas linhas de raciocínio: [A] a do modelo original do estudo de coagulação, fazendo analogia com os postulados da cinética enzimática, e [B] a do INR como um parâmetro indicador inverso da velocidade potencial de coagulação em pacientes cujos fatores da via intrínseca não estejam alterados.
Capítulos [5] corresponde à segunda metade do livro e trata da correlação clinico laboratorial. São abordados os principais pontos de interesse, incluindo-se: [A] o controle da terapêutica antigoagulante, [B] uma dedução da equação do INR feita por caminho voltado para o interesse médico. [C] os argumentos comprobatórios interconversíveis e, portanto, tem o mesmo significado clinico, ficando a preferência atual pelo INR por conta de ser o conceito de atividade protrombínica mais prolixo e menos objetivo, bem como de ser sua determinação laboratorial mais complexa do que a do INR
Coagulação Interpretação Clinica dos Testes Laboratoriais de Rotina é, sem sombra de dúvida, o melhor livro de autor nacional até hoje publicado sobre este assunto.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Paulo Terra
- ASIN: B09HWV9JTY
- Editora: Atheneu
- Idioma: Português
- Tamanho: 2895 KB
- Categoria: Medicina
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Coagulação – Interpretação Clínica dos Testes Laboratoriais de Rotina (eBook), escrito por Paulo Terra. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.