Circuitos Espaciais de Produção da Tilapicultura Paranaense: Contextos Regionais

Por Maico Eduardo Dias Dias

Sobre o livro

Nas últimas décadas, o mundo passou por uma crescente demanda por carne de peixe, e isso é resultado principalmente do crescimento populacional e da procura por alimentos mais saudáveis.

Tendo em vista que a pesca de captura apresenta uma produção estabilizada desde a década de 1990, a piscicultura apresenta uma forma viável de expandir a oferta dessa proteína animal para a população mundial.

Diante desse cenário, o Brasil desenvolve o aproveitamento de seus recursos hídricos na produção intensiva de peixes em cativeiro, em especial a tilápia (Oreochromis niloticus).

Esta obra analisa a Tilapicultura do estado do Paraná, evidenciando as particularidades das etapas produtivas de seus contextos regionais norte e oeste, à luz dos conceitos de circuito espacial de produção (produção-distribuição-troca-consumo) e de círculos de cooperação.

O livro traz uma contribuição importante em relação a uma lacuna existente na pesquisa em geografia econômica.

Essa lacuna refere-se a estudos que, sob a perspectiva da totalidade e de um dado enfoque teórico, desvendam de forma concreta os meandros da intrincada divisão de trabalho entre cidade e campo.

Seja em relação ao que ocorre na região oeste do Paraná, no entorno regional da cidade de Toledo, seja em relação à dinâmica da região norte, no entorno da cidade de Alvorada do Sul, o livro apresenta em detalhes a participação dos atores e de suas ações articuladas a diversos e distintos objetos geográficos em cada contexto regional.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores