Cioran entre psicanálise e filosofia: Ensaios

Por Giovanni Rotiroti

Sobre o livro

Este livro, especialmente editado para o público de língua portuguesa, é um ensaio hermenêutico e transdisciplinar, na intersecção entre psicanálise e filosofia, sobre o caso de consciência que se revela na obra do autor romeno de expressão francesa.

São, mais precisamente, três ensaios complementares que configuram um plexo temático: trata-se da relação vida-obra de Cioran de um ponto de vista psicanalítico, em diálogo com a filosofia e outras áreas do saber (antropologia, teologia, literatura).

O primeiro ensaio se divide em 4 capítulos cujos títulos são emblemáticos do psiquismo trágico (e místico) de Cioran: “A revelação da dor”, “A tentação do suicídio”, “Tempo e eternidade” e “Tédio profundo”.

O segundo analisa o impacto sobre o jovem estudante romeno, na década de 1930, de “O mal-estar na civilização”, de Freud. Rotiroti identifica ecos da “pulsão de morte” (Todestrieb) freudiana na noção de “morte imanente à vida” tematizada pelo jovem Cioran.

O terceiro ensaio, de cunho mais biográfico, aborda a amizade inaudita entre Cioran e Benjamin Fondane (1898-1944), iniciada em uma Paris ocupada pelas forças nazistas, na década de 1940, e tragicamente interrompida pela morte do poeta em Auschwitz, em 2 de outubro de 1944.

Rotiroti se põe a auscultar Cioran através dos seus escritos (romenos e franceses, incluindo Cahiers e correspondência epistolar).

Podemos aproximar a sua abordagem do intuicionismo de Bergson, que “se propõe apegar-se o mais possível ao original mesmo, aprofundar-lhe a vida e, por uma espécie de auscultação espiritual, sentir palpitar sua alma.” Cioran nasceu no exílio: um romeno “transplantado” na periferia do Império Austro-Húngaro.

O “inconveniente de ter nascido”, na percepção do nosso autor, é inseparável do inconveniente de ser romeno.

O filósofo-psicanalista nos conduz pelos labirintos da psique de Cioran, mostrando como este e outros dados biográficos são cruciais para compreendermos a gênese da sua obra, os móveis profundos que a animam, e particularmente os “cumes do desespero” de sua juventude, o extremismo desesperado e febril que marcou os seus anos universitários.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores