Cinco voltas na Bahia e um beijo para Caetano Veloso

Por Alexandra Lucas Coelho

Sobre o livro

O terceiro livro dedicado ao Brasil da premiada escritora e jornalista portuguesa Alexandra Lucas Coelho parte de uma provocação de Caetano Veloso.

Ao elogiar, em ocasião do lançamento da edição brasileira do romance Deus-dará, em 2019, os livros anteriores da autora, o compositor baiano declarou: “falta Bahia”.

Alexandra concordou e resolveu mergulhar nas suas experiências em terras baianas para escrever este novo livro, uma combinação de ensaio, reportagem e crônica.

A partir das viagens realizadas em épocas distintas (primeira volta: 1997, segunda volta: 2016, terceira volta: 2017, quarta volta: 2019 e quinta volta: promessa), a escritora constrói um vivo retrato da Bahia, primeiro ponto de contato entre Brasil e Portugal, tendo em foco a história, a cultura popular, a religiosidade, os personagens e as heranças da colonização portuguesa, que fazem da Bahia um recanto singular.

Tudo costurado com olhar atento e crítico, o que é uma marca da autora, e com música, naturalmente. Afinal, mais que uma inspiração, Caetano Veloso é também personagem desse périplo engajado e amoroso pela Bahia de todos os santos, todas as cores, todos os sons e tempos.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores