Expor com tanta clareza a confusão humana é capacidade das mais raras. Nesse romance exemplar do que Mikhail Bakhtin chamaria de polifônico, a palavra inventiva jamais será sinônimo de malabarismo exibicionista. É a forma que compõe conteúdo e, longe de ser mera embalagem, tece sentidos. Nada a ver com pedantismos de quem descobriu ontem a riqueza da língua.
Com um narrador cheio de tiques e toques, que costura e descostura os personagens de si mesmos e dos outros, cidademanequim arranha a crosta dura da casca que as personas ostentam, até escavar e encontrar sangue, até encontrar um sujeito de desejos e desânimos escondido ali, no pulsar das pulsões. É possível falar em personagens despersonados? X, M, S, R compõem um alfabeto de despersonalização que cai à medida em que, mergulhando nas páginas, furamos rótulos e aprofundamos nosso conhecimento das vísceras. Do que é feito um homem, do que é feita uma mulher?, eis a pergunta tão evidente quanto irrespondível.
Opera prima, literalmente, é obra primeira. Mas é também obra fundamental. Não tenho qualquer medo ou pudor de afirmar: cidademanequim, de André Volpato, é sua primeira obra e já é uma obra-prima.
Cezar Tridapalli
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): André Cúnico Volpato
- ISBN-10: 6550260175
- ISBN-13: 978-6550260170
- ASIN: B0822RVV6H
- Editora: Moinhos
- Idioma: Português
- Tamanho: 6596 KB
- Nº de Páginas: 161
- Categoria: Literatura e Ficção
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro cidademanequim, escrito por André Cúnico Volpato. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.