CHINA DE VOLTA PARA O PRESENTE: Uma breve reflexão sobre por onde anda a China, e para onde vai o mundo 2
Por DANIEL CASTROSobre o livro
2ª Edição – China de volta para o presente
A humanidade é desigual e essa desigualdade resulta nas tragédias humanas: fomes, doenças, desastres, guerras… A Covid-19 não é a primeira, infelizmente.
A China, um dos primeiros impérios, contribuiu para o desenvolvimento humano: pólvora, bússola, papel, macarrão, seda… País que conheceu todas as tragédias humanas. Mas sempre conseguiu vencê-las! Mas com uma imagem incógnita e negativa no Ocidente. As fake news vêm de muito longe.
Mas depois de um século de tragédias, a China dos últimos 70 anos renasceu. Eu conheci de perto esta China milenar: etnias, gastronomias, artes, invenções… Um povo alegre, coletivo e sonhador, como nas olimpíadas de Pequim (2008).
E esta nova China eu tentei colocar no papel, em novembro de 2017. No livro “China de volta para o presente”, numa breve reflexão sobre por onde anda a China, e para onde vai o mundo…
Mas a China e o mundo mudaram muito rápido desde o lançamento. A nossa geração, com a Covid-19, que o diga… Então o desafio desta reedição é entender este novo normal. E como a China está liderando: tecnologia, 5g, indústria, meio ambiente, educação, finanças, combate a pobreza. Entender ainda a Nova Rota da Seda e como será o mundo pós-Ccovid-19.
Então, façamos juntos essa reflexão em 29 capítulos, divididos: versão 2017, versão 2020 e perspectivas. Com ponto de partida, mas sem chegada prevista. E outra excepcionalidade: ninguém poderá ficar de fora.
Agradeço a Deus, aos chineses e brasileiros, ao Ibrachina, por meio do prefácio do presidente, Thomas Law, aos amigos e todos aqueles que aceitarem esse desafio. Xie xie!
Daniel Castro (45), jornalista, escritor e consultor
Natural de São Luís (MA), Castro formou-se em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Braz Cubas, em Mogi das cruzes (SP). Trabalha com a China desde 2002. E empresas dos EUA, Holanda, Alemanha, entre outros.
Acompanhou diversas missões à China, reunindo jornalistas, empresários, autoridades, sindicalistas, estudantes, entre outros. Idealizou projetos importantes de divulgação da China no Brasil como as primeiras festas públicas do Ano Novo Chinês em São Paulo e no Rio de Janeiro. E o RioChinaDayArtes, no Rio.
Trabalhou em mais de dois mil eventos e acompanhou mais de mil missões de chineses no Brasil. Foi criador e editor da revista Parceria Brasil-China, bilíngue (português e mandarim). Entre outros, é autor do livro “Brasil-China: Uma Grande Parceria, Sim!”, publicado em 2006. E chefiou o editorial do Ipea, órgão então vinculado à Presidência do Brasil.
Coordenou a campanha de divulgação da Olimpíada de Pequim no Brasil para a Associação Cultural dos Chineses no Brasil, entre os destaques, a realização da Casa de Beijing, parceria da Associação Cultural dos Chineses no Brasil e a Prefeitura de São Paulo.
Foi homenageado por esta Associação como “Personalidade em Comunicação no Brasil”, em 2010.
Em parceria com o Ibrachina, de forma especial, contribuiu na concepção de projetos na área cultural, entre eles a homenagem da Unidos de Vila Maria à China (Desfile 2020), e de parceria com o Olodum (2019/2020).
Atualmente é consultor independente em comunicação e relações internacionais. Criador e editor do BrasilChinaPlay, portal independente de informação.
Além do livro, estou aberto a convites para palestras, lives e encontros, quem sabe, em breve, presenciais!
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores




