Chapada, Lavras e Diamantes: percurso histórico de uma região sertaneja
Por Francisco Lima Cruz TeixeiraSobre o livro
Este livro traça a trajetória histórica da Chapada Diamantina desde a época de seus primeiros habitantes, os índios, até os dias atuais. Busca-se construir um amplo panorama da região, reunindo e integrando pedaços de sua saga, dispersos em inúmeras fontes.
Apresenta uma visão geral de sua evolução, começando pelo processo de ocupação e colonização, passando pela extração de diamantes, as guerras dos coronéis e a decadência, chegando aos dias de hoje, quando são exploradas alternativas para a recuperação de algum quinhão da riqueza perdida.
A abordagem adotada reúne elementos da formação econômica, da estrutura social, do arcabouço político e de traços culturais que ajudam a compor a saga da região.
As dimensões sociais, econômicas, políticas e culturais são exploradas de forma a ressaltar suas interrelações, sem as quais esse percurso histórico não seria identificável.
Escravizados, coronéis, bacharéis, “arraia miúda” e demais participantes do drama da formação da região são observados em suas posições sociais e nas relações entre elas, constituindo a perspectiva humana o pilar básico da interpretação histórica.
Destina-se ao público que se interessa pela Chapada Diamantina e por história regional e da Bahia.
Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Salvar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitores














