Centro de Mídia Independente: Os Primórdios do Ativismo Digital no Brasil

Por Adilson Cabral

Sobre o livro

O livro Centro de Mídia Independente: os primórdios do ativismo digital no Brasil retrata os seis primeiros anos dessa organização no país (de 2000 a 2005).

Enfatiza sua relação com as tecnologias digitais, os movimentos sociais em rede e as conexões em escala global com outros coletivos do Centro de Mídia Independente ao redor do mundo.

Busca evidenciar as formas originárias de ativismo midiático digital, quando áudio e vídeo vinham sendo produzidos e veiculados de modo embrionário e restrito, a partir do que viriam a ser blogs, vlogs e mídias sociais.

Mas as comunidades de compartilhamento social já se davam por outros fluxos e formas, articulando-se a partir da internet, e também nela, compreendendo o que veio a se chamar ciberativismo.

Dialoga com um público bastante amplo, envolvendo áreas de Políticas de Comunicação, Comunicação Comunitária, Digitalização das Comunicações e Cibercultura, não se restringindo à experiência específica, mas de correlacioná-la à formulação de políticas para a área de Comunicação e a relação com outros movimentos sociais.

Trata-se de um enfoque original na literatura das áreas correlatas de Comunicação, que busca contribuir para a realização de futuras pesquisas na área, bem como ao esclarecimento de pessoas, grupos e organizações sociais diretamente envolvidos ou interessados nos temas das iniciativas comunitárias de comunicação, bem como suas políticas e regulação.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores