Catalunha: a história e o legado da comunidade autônoma mais famosa da Espanha
Por Charles River EditorsCom a forma de um triângulo desigual, a Catalunha é composta por quatro províncias que ocupam uma área de 12.390 milhas quadradas: Girona, Barcelona, Tarragona e Lleida. A Catalunha também tem diversos tipos de comunidades ao seu redor, já que seus vizinhos do norte incluem o poderoso país da França e a pequena nação de Andorra. A sul tem a comunidade autônoma de Valência, a oeste a comunidade autônoma de Aragão e a leste faz fronteira com o Mar Mediterrâneo. Além disso, existem fronteiras naturais que servem para separar a Catalunha dos seus vizinhos, nomeadamente as montanhas dos Pirenéus, que a separam da França, e os pré-Pirenéus e a bacia do rio Ebro, que marcam a sua fronteira com Aragão. É o lar de vários rios principais, incluindo o Ter, Llobregat e o Ebro, todos os quais desembocam no Mar Mediterrâneo.
Devido à grande diversidade topográfica encontrada na Catalunha, cada uma das quatro províncias são bastante distintas em sua paisagem e, portanto, em sua economia. Três das províncias (todas menos Lleida) têm acesso ao Mar Mediterrâneo e, em contraste com as outras três províncias que compartilham um pedaço da costa, a província de Lleida no interior se encontra ao norte dos Catalanides e é um planalto alto. Os Catalanides, uma cadeia montanhosa de baixa altitude, separa a planície costeira da bacia do rio Ebro, uma divisão natural entre as cidades da costa que historicamente tendiam a ser mais industriais, em oposição aos povoados do interior que tendiam a ser mais predominantemente agrícola. Os principais produtos agrícolas da Catalunha foram os alimentos associados a uma dieta mediterrânea, incluindo vinho, amêndoas, azeitonas e azeite, junto com arroz, batata e milho, muitos dos quais foram realmente trazidos para lá pelos antigos colonizadores gregos. Além desses alimentos, existe uma tradição modesta de criação de vacas, ovelhas e porcos, mas atualmente apenas um terço da Catalunha se dedica à produção agrícola.
A parte mais significativa da Catalunha, em termos de densidade populacional, encontra-se nas cidades da costa catalã, enquanto o interior é pouco povoado. Ao longo do século 20, Barcelona e as cidades vizinhas continuaram a atrair mais e mais residentes, aumentando ainda mais essa disparidade.
Depois de uma história tumultuada durante a qual oscilou em termos de status político e relação com o governo central da Espanha, a Catalunha recebeu sua autonomia em 18 de dezembro de 1979. Em 2006, chegou perto de adquirir sua independência total, mas esse status ainda está sendo fortemente contestado. Por enquanto, ainda faz parte formalmente da Espanha, mas é governado por um conselho executivo chefiado por um presidente. O ramo executivo do governo é chamado de Generalitat e também tem um parlamento com uma câmara. Atualmente, é o lar de cerca de 7,5 milhões de pessoas, muitas das quais continuam lutando pela independência total da região da Espanha.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Charles River Editors
- ASIN: B08N5HR714
- Editora: Charles River Editors
- Idioma: Português
- Tamanho: 9215 KB
- Nº de Páginas: 100
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Catalunha: a história e o legado da comunidade autônoma mais famosa da Espanha, escrito por Charles River Editors. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.