Casa de Pensão de Aluísio Azevedo é uma espécie de narrativa intermediária entre o romance de personagem (O Mulato) e o romance de espaço (O Cortiço). Como em O Mulato, todas as ações ainda estão vinculadas à trajetória do herói, nesse caso, Amâncio de Vasconcelos. Mas, como em O Cortiço, a conquista, ordenação e manutenção de um espaço é que impulsiona, motiva e ordena a ação. Espaço e personagem lutam, lado a lado, para evitar a degradação.
As teses naturalistas, especialmente o Determinismo, alicerçam a construção das personagens e das tramas.
Romance naturalista de 1884, em que o autor, de carreira diplomática bastante acidentada, move personagens que se coadunam perfeitamente com a análise dos críticos de que seus tipos são, via de regra, grosseiros, não se distinguem pela sutileza da compreensão, nem pela frescura dos sentimentos. São eixos de relações da estrutura da presente narrativa a Província – Maranhão, a Corte – Rio de Janeiro, a casa paterna e a casa de pensão.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): ALUÍSIO AZEVEDO
- ASIN: B09725GSJ2
- Idioma: Português
- Tamanho: 1152 KB
- Nº de Páginas: 271
- Categoria: Romance
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro CASA DE PENSÃO: Versão Original, escrito por ALUÍSIO AZEVEDO. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.