Casa Canadá: a questão da cópia e da interpretação na produção de moda na década de 1950
Por Cristina Seixas Como se desenvolveu a moda no Brasil? Como evoluiu sua produção sem escolas ou centros acadêmicos?
A resposta é copiando, interpretando e reproduzindo peças de vestuário estrangeiras, práticas ainda hoje empregadas no país. Era assim que a Casa Canadá, considerada um dos estabelecimentos mais chiques do Rio de Janeiro nos anos 1950, pesquisava e inovava.
A Casa que vestia Laurinda Santos Lobo, Sarah Kubitschek e Dulce Figueiredo, além de ser conhecida como a “Sala de visitas do Brasil”, contribuiu para o aprimoramento das técnicas de produção, mão de obra especializada e, portanto, para o desenvolvimento do Design de Moda Brasileiro.
A convite de Lucianita de Carvalho, filha de D. Mena, a autora produziu e dirigiu a primeira exposição dedicada a ela: “Mena Fiala, um nome na História da Moda”, ocorrida no Museu Histórico Nacional/RJ (1996).
Desde então, Mena Fiala, a mulher incomparável à frente da Casa Canadá, de 1996 até o fim de sua vida, em 2001, deu inúmeros depoimentos à pesquisadora, Cristina Seixas, que resultaram nesse trabalho e numa grande amizade.
Contando também com divertidas entrevistas sobre a época, essa dissertação foi consultada para a produção da novela Senhora do destino (2004) e da minissérie JK (2006), ambas da TV Globo, e serviu de base à exposição “Casa Canadá”, realizada pelo SESC-Rio em 2011, e para a homenagem a Mena Fiala, no evento “Serra Serata, A Festa Italiana de Petrópolis” (2013).
A resposta é copiando, interpretando e reproduzindo peças de vestuário estrangeiras, práticas ainda hoje empregadas no país. Era assim que a Casa Canadá, considerada um dos estabelecimentos mais chiques do Rio de Janeiro nos anos 1950, pesquisava e inovava.
A Casa que vestia Laurinda Santos Lobo, Sarah Kubitschek e Dulce Figueiredo, além de ser conhecida como a “Sala de visitas do Brasil”, contribuiu para o aprimoramento das técnicas de produção, mão de obra especializada e, portanto, para o desenvolvimento do Design de Moda Brasileiro.
A convite de Lucianita de Carvalho, filha de D. Mena, a autora produziu e dirigiu a primeira exposição dedicada a ela: “Mena Fiala, um nome na História da Moda”, ocorrida no Museu Histórico Nacional/RJ (1996).
Desde então, Mena Fiala, a mulher incomparável à frente da Casa Canadá, de 1996 até o fim de sua vida, em 2001, deu inúmeros depoimentos à pesquisadora, Cristina Seixas, que resultaram nesse trabalho e numa grande amizade.
Contando também com divertidas entrevistas sobre a época, essa dissertação foi consultada para a produção da novela Senhora do destino (2004) e da minissérie JK (2006), ambas da TV Globo, e serviu de base à exposição “Casa Canadá”, realizada pelo SESC-Rio em 2011, e para a homenagem a Mena Fiala, no evento “Serra Serata, A Festa Italiana de Petrópolis” (2013).
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Cristina Seixas
- ISBN-10: 8564892294
- ISBN-13: 978-8564892293
- ASIN: B08PDDJ1DC
- Editora: Cassará
- Idioma: Português
- Tamanho: 87431 KB
- Categoria: Arte, Cinema e Fotografia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Casa Canadá: a questão da cópia e da interpretação na produção de moda na década de 1950, escrito por Cristina Seixas. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.