Cartas de Brasília
Por João Batista Machado BarbosaNesse cenário idílico, milhares de trabalhadores vieram de diferentes regiões para participar da construção da nova capital, como Santiago, personagem principal deste livro. Nascido em uma pequena cidade do Nordeste, ele fugiu da fome e da seca no colo de sua mãe nos anos 1940 e, posteriormente, migrou para o Rio de Janeiro. Por ter se envolvido em um incidente grave e inesperado, Santiago acaba desembarcando em Brasília, em dezembro de 1958, onde irá trabalhar na construção da cidade. Como era um dos poucos que sabe ler e escrever em seu acampamento, ele ajuda outros candangos a se comunicar com suas famílias e facilitar a ida delas e de muitas outras para o Planalto Central.
“Cartas de Brasília” é um romance histórico, criado a partir de personagens fictícios em um contexto de fatos reais num momento importante para a história do Brasil durante a construção da nova capital federal. O livro resgata importantes memórias dos primeiros dias de Brasília, como a vida dos candangos na Cidade Livre, a Placa da Mercedes, a morte de Bernardo Sayão, a tragédia da Pacheco Fernandes, os anos turbulentos dos mandatos de Jânio e Jango e o início do governo militar.
É uma história que trata de sonhos, esperança, superações, pioneirismo, tristezas e perseguições, mas, sobretudo, uma história de amor.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): João Batista Machado Barbosa
- ASIN: B09G9BDNXX
- Editora: João Batista Machado Barbosa
- Idioma: Português
- Tamanho: 6914 KB
- Nº de Páginas: 517
- Categoria: Romance
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Cartas de Brasília, escrito por João Batista Machado Barbosa. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.
Livros para completar sua leitura
Além do livro que busca, recomendamos outros títulos relacionados que podem enriquecer sua experiência de leitura. Considere essas opções para a sua próxima jornada literária!