CANUTAMA: De seringal a município
Por Jamescley Almeida de SouzaNa busca por compreender os primórdios de Canutama, recuo no tempo. Viajo centenas de anos atrás, época em que o Purus não se chamava Purus, mas Cuxiuara. O nome provinha da tribo que morava em jangadas às suas margens; todas as outras nações indígenas, sobretudo as do Solimões, quando falavam dessa tribo principal, assim se referiam a esse rio: Cuxiuara.
O status de distrito foi concedido a Canutama somente em 4 de julho de 1878, o que significava, entre outras coisas, que agora o lugar iria contar com um delegado responsável pela sua segurança e que registraria os seus nascimentos e óbitos. Com a chegada de levas e mais levas de “cearenses” para trabalhar na faina do látex, a preocupação com a ordem nos seringais do povoado se tornou uma das iniciativas mais necessárias e urgentes por parte das autoridades da província.
Proclamada a República, as autoridades do Estado do Amazonas pareciam ter urgência em transformar povoados em vilas. Tal foi o que ocorreu com Canutama em 1891, quando a Lei nº 22 de 10 de outubro elevou a Freguesia de Nossa Senhora de Nazareth de Nova Colonia de Bella Vista à categoria de vila, com o nome de Villa de Canutama.
A instalação da vila ocorreu de modo simples e precário: Raymundo Gomes de Araújo havia sido designado pelo governador Eduardo Ribeiro para vir à freguesia dirigir o evento solene; todavia, houve atraso no vapor que trazia a comitiva. Isso fez com que a instalação acontecesse somente uma semana depois, isto é, após o dia indicado pelo chefe do poder executivo do Amazonas.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Jamescley Almeida de Souza
- ISBN-10: 6500235606
- ISBN-13: 978-6500235609
- ASIN: B097ST6RLB
- Idioma: Português
- Tamanho: 2136 KB
- Nº de Páginas: 410
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro CANUTAMA: De seringal a município, escrito por Jamescley Almeida de Souza. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.