Candide, ou l’Optimisme é um conto filosófico em tom de sátira publicado pela primeira vez em 1759 por Voltaire, filósofo do Iluminismo. A obra já foi traduzida em centenas de línguas e, em português, seu título costuma ser Cândido ou O Otimismo ou simplesmente Cândido. Foi realizado, ao que parece, em três dias, em 1758, ainda sob a impressão do terremoto de Lisboa, com assinatura de um pseudônimo, “Monsieur le docteur Ralph“, literalmente, “Senhor Doutor Ralph”. Narra a história de um jovem, Cândido, vivendo num paraíso edênico e recebendo ensinamentos do otimismo de Leibniz através de seu mentor, Pangloss. A obra retrata a abrupta interrupção deste estilo de vida quando Cândido se desilude ao testemunhar e experimentar eminentes dificuldades no mundo. Voltaire conclui a obra-prima com Cândido — se não rejeitando o otimismo — ao menos substituindo o mantra leibniziano de Pangloss, “tudo vai pelo melhor no melhor dos mundos possíveis”, por um preceito enigmático: “devemos cultivar nosso jardim.”
Cândido é caracterizada pelo tom otimista, mas com os diversos acontecimentos, Cândido ficou mais pessimista em relação ao mundo, bem como pelo enredo errático, fantástico e veloz. Este romance picaresco com uma história semelhante à de um bildungsroman mais sério, parodia diversos clichés do romance e da aventura, as lutas das quais são caricaturadas em um tom que é, mordazmente, matéria de fato.
Obra genial! Leitura indispensável!
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Filósofo Voltaire
- ASIN: B097TYQ62C
- Idioma: Português
- Tamanho: 1080 KB
- Nº de Páginas: 88
- Categoria: Romance
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro CÂNDIDO, OU O OTIMISMO: Versão Original, escrito por Filósofo Voltaire. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.