Caminhos Possíveis à Inclusão II: Educação Especial: Novos Prismas
Por Vantoir Roberto Brancher Um olhar sobre as práticas de Educação Especial operadas no contexto educacional contemporâneo nos possibilita compreender que, desde a emergência das políticas de educação inclusiva, as ações que constituem a Educação Especial vêm apresentando deslocamentos significativos. Se tradicionalmente a Educação Especial atuou na produção de práticas visando à normalização, via reabilitação dos sujeitos que constituem o seu “público-alvo”, desde o final do século passado passou a defender a necessidade de práticas que, discursivamente, afirmam-se centradas na escolarização e que hoje têm como foco prioritariamente a escola comum/regular, agora adjetivada como inclusiva. Trata-se de uma mudança de ênfase nos discursos postos em circulação que, ao deslocar o olhar da normalização para a escolarização, passa supostamente a produzir sujeitos capazes de atuação mais autônoma na sociedade. Nesse cenário, Caminhos Possíveis à Inclusão II: Educação Especial: novos prismas, produto de diferentes olhares e enfoques, configura-se como uma importante possibilidade de problematização sobre a interlocução entre Educação Especial e escola inclusiva; as práticas que dela decorrem e os sujeitos que nela são produzidos.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Vantoir Roberto Brancher
- Tamanho: 2026 KB
- Nº de Páginas: 315
- Editora: Appris
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Caminhos Possíveis à Inclusão II: Educação Especial: Novos Prismas, escrito por Vantoir Roberto Brancher. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.