Brucelose na Província do Namibe, Angola: Prevalências Humana (Profisssionais da Pecuária) e Animal. Factores de Risco, Conhecimento e Práticas

Por Franco Cazembe Mufinda
Baixar Brucelose na Província do Namibe, Angola: Prevalências Humana (Profisssionais da Pecuária) e Animal. Factores de Risco, Conhecimento e Práticas pdf, epub, mobi, eBook
O conhecimento da prevalência e incidência da brucelose animal e humana no Namibe, uma província de Angola, é muito escasso sendo poucos os estudos que evidenciam esta doença no seio dos profissionais da pecuária expostos: trabalhadores de matadouros, veterinários e criadores de gado. É assim pertinente, com base em estudos científicos específicos, caracterizar esta situação.
Este trabalho objectivou caracterizar os ambientes dos profissionais (matadouro, talhos e salas municipais de abate e explorações); estimar a seroprevalência da brucelose humana em profissionais da pecuária; determinar a prevalência da Brucelose em animais e em explorações; caracterizar os factores associados à presença da Brucelose em explorações bovinas e analisar a relação entre as prevalências nas explorações (infectadas versus não infectadas) e nos criadores (infectados versus não infectados).
Sendo assim, foram realizados os estudos observacional e transversal seroepidemiológico em 131 trabalhadores de talhos, salas de abate e matadouro e 192 criadores amostrados aleatoriamente em toda província do Namibe. Os dados foram obtidos através da colheita de sangue e da aplicação de um questionário. Os testes laboratoriais utilizados foram o Rosa de Bengala (RBT) e a Aglutinação Lenta em Tubos (SAT). Também foram investigados 1344 animais (em 192 explorações) com recurso ao método de diagnóstico laboratorial RBT para análise de soro sanguíneo e, complementarmente, foi aplicado um questionário aos respectivos criadores.
Concluiu-se que os ambientes dos profissionais (matadouros, salas municipais de abate e talhos e explorações) propiciam o risco à brucelose. O estudo permite aferir que a Brucelose humana em profissionais da pecuária e a Brucelose animal são prevalentes na província do Namibe. Há necessidade de controlar a doença e de informar e educar os profissionais sobre a brucelose, sendo fundamental que os serviços provinciais de veterinária reforcem acções de divulgação e de fiscalização.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Franco Cazembe Mufinda
  • ASIN: B01CAYGQGK
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 3940 KB
  • Nº de Páginas: 116
  • Categoria: Ciências

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Brucelose na Província do Namibe, Angola: Prevalências Humana (Profisssionais da Pecuária) e Animal. Factores de Risco, Conhecimento e Práticas, escrito por Franco Cazembe Mufinda. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.