BRASIL PRETO: Uma Perspectiva Oprimida
Por André Duarte P. de AlbuquerqueDo mesmo autor de RASTAFARI – Cura para as nações – Uma perspectiva brasileira
PARA CONHECER O BRASIL REAL
Esta nova publicação de André Albuquerque é, antes de tudo, uma grande audácia. Escrevo no momento em que o Brasil passa por uma reviravolta política, com a ascensão de um candidato de extrema-direita ao principal cargo público do país. Entre os termos utilizados por esse personagem está o neologismo “coitadismo”. É como ele se refere àqueles que propõe as ações afirmativas, como, por exemplo, as cotas para negros em universidades públicas.
Pois bem, justamente neste ponto entra a contribuição de André. Ele desvelou as práticas escravistas, racistas e etnocêntricas que permearam a história do Brasil desde sempre. Seu livro é um chamado à reflexão e, ao mesmo tempo, um eloquente discurso em defesa dos “povos de cor”, como ele mesmo diz. Não há vitimismos, o que há são vítimas. A brutal desigualdade social em nosso país – na qual está inserida a desigualdade racial – foi resultado de um sistema destinado a produzir desigualdades mesmo. Não se trata de um país fracassado em sua construção. Trata-se, ao contrário, da implementação consciente de um país injusto, perverso, racista e, acima de tudo, com um terrível preconceito de classe.
Com vasto conhecimento de história do Brasil e da importância do povo negro nesta construção, André teve a generosidade de compartilhar isso conosco.
Clayton Avelar – Historiador
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): André Duarte P. de Albuquerque
- ISBN-10: 8588860872
- ISBN-13: 978-8588860872
- ASIN: B07MQV5WHK
- Editora: Simplíssimo
- Idioma: Português
- Tamanho: 7337 KB
- Nº de Páginas: 104
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro BRASIL PRETO: Uma Perspectiva Oprimida, escrito por André Duarte P. de Albuquerque. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.