Brás, Bexiga e Barra Funda é uma coletânea de contos do escritor brasileiro António de Alcântara Machado, publicada pela primeira vez em 1927, em pleno modernismo da primeira fase.
A presença ítalo-brasileira na cidade de São Paulo é, de fato, o grande tema deste livro. O autor tematiza cenas da vida cotidiana paulistana na década de 1920, dedicando especial atenção às contribuições que este novo personagem trouxe para a fisionomia urbana e para a vida social em São Paulo.
António de Alcântara Machado é cronista de costumes como poucos, ao focalizar, em Brás, Bexiga e Barra Funda, os chamados “italianinhos de São Paulo“, os imigrantes que vinham para os bairros que dão nome ao livro, seus dissabores, tristezas, esperanças, alegrias, perspectivas. Morto prematuramente, Alcântara Machado deixou obra singular, que retrata São Paulo em toda a sua face compromissada com uma época de imigração, com o retrato de um tempo do qual foi especialmente um grande cronista de costumes, um fotógrafo de acontecimentos que, aparentemente restritos a criaturas, representam, na verdade, os problemas de todos os seres do mundo.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Alcântara Machado
- ISBN-10: 8502079433
- ISBN-13: 978-8502079434
- ASIN: B0B3DSBFRV
- Editora: Montecristo
- Idioma: Português
- Tamanho: 2246 KB
- Nº de Páginas: 82
- Categoria: Contos
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Brás, Bexiga e Barra Funda, escrito por Alcântara Machado. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.