O Índice Ativo no e-reader Kindle pode ser acessado clicando em “Ir Para” e nos aplicativos do Kindle de tablet e smartphones clicando em “Sumário” nas opções do livro.
Esta obra respeita as regras do Novo Acordo Ortográfico.
Bom Crioulo é um romance de Adolfo Caminha publicado em 1895, considerado por alguns como o primeiro romance homossexual na história de toda a literatura ocidental.
Bom Crioulo foi recebido com escândalo pela crítica literária e com silêncio pelo público, devido à ousadia de abordagem de temas tabu, como o sexo inter-racial e a homossexualidade em ambiente militar, com uma frontalidade e erotismo pouco usuais para a época.
Amaro, o personagem principal, é um escravo foragido que anseia ser dono de seu próprio destino. É aceito como marinheiro, o que lhe permite realizar o seu sonho de liberdade e que, associado ao seu físico imponententemente muscular, “sem um osso à vista”, claramente mais possante que o dos outros marujos, o transforma em alguém voluntarioso e benevolente, de tal forma que recebe a alcunha “Bom Crioulo”.
A disciplina da Marinha de Guerra parece-lhe suave quando comparada com a das fazendas de café, onde era escravo, e o Bom Crioulo só vai senti-la duramente quando conhece Aleixo, um belo grumete adolescente louro, de olhos azuis, por quem se apaixona. Amaro deixa de ser o marinheiro submisso. Envolve-se em brigas para defender o seu amado, embebeda-se, é castigado. Mas o que obtêm em troca de Aleixo é mais gratidão que amor.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Adolfo Caminha
- ASIN: B00NYRQQS6
- Editora: Nostrum
- Idioma: Português
- Tamanho: 385 KB
- Nº de Páginas: 145
- Categoria: Romance
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Bom Crioulo: Clássicos de Adolfo Caminha, escrito por Adolfo Caminha. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.