Biologia em análise
Por Ivanhoé Baracho Este livro é uma coleção de artigos que foram publicados antes, separadamente, em uma série chamada Kajero de Scienco. Ele está dividido em duas partes. A primeira parte contém artigos que procuram fazer uma revisão da biologia, e a segunda parte contém artigos que apresentam uma análise matemática de alguns tópicos biológicos. Consideramos que a biologia, apesar de seu progresso, ainda é, em vários aspectos, uma ciência problemática que requer uma revisão. Tem problemas antigos que ainda não foram resolvidos e até seu nome é problemático. T. Huxley conta que recebeu uma tese, onde o eminente Dr. Field de Norwich, procurou provar que Lamarck e Treviranus não tinham o direito de inventar a nova palavra biologia para o fim que pretendiam, já que, do ponto de vista filológico, a palavra grega bios, está relacionada com a vida humana ou assuntos humanos, usando os gregos outra expressão para falar sobre a vida vegetal e animal. Para o Dr. Field, em vez de biologia, devemos usar a palavra Zootocologia. Assim, de acordo com o Dr. Field, não devemos traduzir a palavra biologia, como um estudo da vida vegetal e animal. Mas esse não é o pior problema da biologia. Essa ciência tentou ser a ciência da vida, mas não foi bem sucedida na definição da vida animal e vegetal. Todos os esforços nessa direção foram, até agora, inúteis e Claude Bernard afirmava que “não há meios de definir ou caracterizar a vida, por uma característica exclusiva. As definições apresentadas, até o momento, são confusas ou errôneas”. No entanto, Bergson foi mais radical. Bergson considerou que a ciência não tinha nada a dizer sobre a vida e que o pensamento, em sua forma puramente lógica, não poderia explicar a verdadeira natureza da vida. A ideia de que a vida não pode ser definida é a ideia que domina entre os biólogos. Para Mayr, os esforços para definir a vida são inúteis, pois agora está claro que não há substância, objeto ou força especial que possa ser identificada como vida. Mas, para Mayr, o processo da vida é definível. Claro que esta é uma visão curiosa que requer esclarecimentos. No entanto, Mayr apresenta outra visão ainda mais curiosa, quando e afirma que a biologia é uma ciência excêntrica, cujas teorias são baseadas em conceitos e não em leis. Sem dúvida, a biologia tem muitos problemas dignos de análise. Aqui, apenas alguns tópicos são analisados, e esperamos que essas análises possam ser úteis para a promoção da biologia e possam fazer com que essa ciência avance no campo teórico.Os Autores
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Ivanhoé Baracho
- ASIN: B07KV47TKT
- Idioma: Português
- Tamanho: 2228 KB
- Nº de Páginas: 137
- Categoria: Ciências
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Biologia em análise, escrito por Ivanhoé Baracho. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.
Livros para completar sua leitura
Além do livro que busca, recomendamos outros títulos relacionados que podem enriquecer sua experiência de leitura. Considere essas opções para a sua próxima jornada literária!