BASTA!: a revolução do videogueime
Por Walmor SantosO que Walmor Santos propõe é que a juventude reavalie sua atual participação nos grêmios estudantis, hoje limitados, quase exclusivamente, à confecção de carteiras de estudante, e passe a participar ativa e conscientemente da construção de um país mais ético e justo, sem atrelamento a qualquer orientação político-partidária.
O autor acompanhou as atividades estudantis, como associado do Grêmio Estudantil do Colégio Agrícola Daniel de Oliveira Paiva – CADOP, em Cachoeirinha, RS, de 1964 a 1968, em plena Ditadura Militar. Faziam parte desse Grêmio, o departamento esportivo e o social. A biblioteca era também cuidada e abastecida por alunos, com a compra de livros, revistas e coleções. Nos intervalos das aulas, funcionava uma precária “Rádio CADOP”, com muitas anedotas, pílulas de sabedoria e os novos sucessos da Jovem Guarda ou dos Beatles, entre outros, é claro. Havia, também, no Grêmio, um conjunto musical. No pátio do colégio erguia-se a famosa fogueira de São João, considerada, na época, “a maior do estado”. Aqueles jovens de então, debatiam com a Direção do CADOP, sobre assuntos de interesse dos alunos, falavam de política, realizavam eventos. Dentre eles saiu um futuro prefeito de Cachoeirinha.
Nas frequentes viagens para encontro e debate com professores, pais e alunos, Walmor Santos tem repetido, com veemência, que a construção do homem, enquanto ser político, deve começar cedo, em casa e na escola. Mas a escola e os pais têm falhado nessa tarefa, preocupados que estão com a aprovação no vestibular.
Como cita o autor, Geraldo Vandré canta: Quem sabe faz a hora, não espera acontecer…
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Walmor Santos
- ISBN-10: 8587187171
- ISBN-13: 978-8587187178
- ASIN: B08HNFL12N
- Editora: Bestiário / Class
- Idioma: Português
- Tamanho: 9585 KB
- Nº de Páginas: 67
- Categoria: Jovens e Adolescentes
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro BASTA!: a revolução do videogueime, escrito por Walmor Santos. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.