BASÍLICAS E CAPELINHAS: Um estudo sobre a história, arquitetura e arte das igrejas de Salvador
Por BIAGGIO TALENTOOs autores pesquisaram a história de 43 igrejas construídas entre os séculos XVI e XIX na rica cidade de Salvador, primeira capital do Brasil, para responder a estas perguntas. Descobriram coisas surpreendentes nesta pesquisa que já dura 20 anos. O livro conta como a história da edificação das igrejas revela a mentalidade de uma época e seus reflexos para a formação do povo brasileiro. E leva o leitor a uma viagem fantástica ao passado, quando as pessoas se preocupavam com a preparação do pós-vida, acreditando que, ajudando no processo de evangelização de padres e monges, poderiam escapar do inferno, passar pouco tempo no purgatório e ascender ao paraíso. O ebook é ilustrado com cerca de 200 imagens do rico patrimônio histórico brasileiro, tombado pela Unesco. O livro se preocupa também em, quando possível, identificar os autores das obras de arte que decoram os templos, o estilo de peças e pinturas e o que procuravam representar. Os autores aproveitaram a nova edição para aprofundar a pesquisa sobre a influência da cultura da Idade Média na formação de Salvador.
O que já foi escrito sobre o livro e o ebook:
Jornal Folha de São Paulo
Entre os primeiros templos religiosos a serem construídos no país – o primeiro foi em Porto Seguro, no sul da Bahia-, igrejas barrocas e neoclássicas de Salvador, a capital do Brasil colônia até 1763, foram erguidas graças a volumosas doações de benfeitores. Em geral ricos colonizadores, eles bancaram suntuosas edificações para pagarem promessas e salvarem a alma depois da morte, se livrando do que acreditavam ser o purgatório e o inferno. Para construir a talha da igreja de São Francisco, no Pelourinho, foram usados cerca de mil quilos de ouro em pó. Essas histórias são contadas no livro “Basílicas e Capelinhas – Um Estudo sobre a História, Arquitetura e Arte das Igrejas de Salvador”, escrito pelo jornalista Biaggio Talento e por Helenita Monte de Hollanda, médica e pesquisadora da cultura e religiosidade populares.
No link a seguir, um passeio pelas imagens do livro no site do jornal Folha de S.Paulo:
https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1689434700475013-livro-mostra-como-medo-do-inferno-influenciou-igrejas-barrocas-de-salvador
Revista Época
Mais do que detalhar os monumentos, o livro ajuda a entender a formação da primeira capital do país e a sociedade que ela abarcava. Segundo os autores, Salvador nasceu sobre a influência do universo supersticioso da Europa medieval.
O Globo
O livro Basílicas e Capelinhas é um misto de roteiro turístico e aula de história. Sua principal qualidade é recuperar histórias das igrejas e de seu patrimônio.
A Tarde
É uma obra de consulta que certamente vai servir como fonte de pesquisas para estudantes e curiosos.
Correio da Bahia
Eles realizaram uma ampla pesquisa sobre o assunto, motivados inicialmente pela constatação de que, apesar do riquíssimo patrimônio histórico da capital baiana, há uma carência inexplicável de publicações, acessíveis ao público, que falem um pouco sobre os monumentos.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Biaggio Talento
- ASIN: B08SKP6N6C
- Editora: Biaggio Talento – Helenita Monte de Hollanda
- Idioma: Português
- Tamanho: 120399 KB
- Nº de Páginas: 298
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro BASÍLICAS E CAPELINHAS: Um estudo sobre a história, arquitetura e arte das igrejas de Salvador, escrito por Biaggio Talento. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.