“Avenida Paulista, 22” é um romance de ficção que dialoga de perto com a História do Brasil. Narra a trajetória de Osvaldo, um adolescente que entende muito de matemática e de física, nascido no início do século XX e que mora na avenida Paulista. A primeira parte do romance (“Avenida Paulista, 1922”) se passa no ano de 1922, quando Osvaldo tem 16 anos. A curiosidade e a inteligência o aproximam do severo professor Celso, que lhe dá aula de matemática no Grupo Escolar Rodrigues Alves, escola estadual que funciona até hoje na avenida. O jovem Osvaldo, fazendo associações matemáticas e físicas estimuladas pela descoberta de seu amor pela vizinha Joana, sem saber, comprova, através da trigonometria, a existência de um ponto móvel, que está sendo estudado no Brasil pelo professor Celso e na Alemanha pelo vencedor do Prêmio Nobel de Física, o famoso cientista Albert Einstein. O tal ponto móvel, cuja ocorrência se dá a cada 274 anos em algum local do planeta Terra, atingirá seu ápice na avenida Paulista, justamente no dia 6 de abril de 1922, às 17h13, dia no qual se passa a primeira parte do livro. O pano de fundo desta parte é o contexto histórico do momento, com a poderosa indústria do café em São Paulo, a Primeira Guerra Mundial e a Semana de Arte Moderna. Os estudos do Einstein, do professor Celso e do Osvaldo sugerem a possibilidade de que um corpo, ao passar sobre o ponto móvel em um veículo a uma velocidade superior a 102 km por hora, pode ser deslocado no tempo. Caso ninguém aproveite a passagem do ponto móvel pela avenida Paulista em 1922, nova oportunidade só aparecerá 274 anos depois.
A segunda parte do romance (“Avenida Paulista, 2022”) se passa no ano de 2022 na mesma avenida Paulista, para onde Osvaldo se desloca após cruzar o ponto móvel em 1922. Mistério, paixão, traição e suspense temperam este romance. Os 100 anos da Semana de Arte Moderna e os 200 anos da Independência do Brasil são lembrados na segunda parte do livro, que acentua os contrastes e as transformações pelas quais a avenida Paulista (metáfora de São Paulo e do Brasil) passa da noite para o dia (ou seja, de 1922 para 2022).
“Avenida Paulista, 22” é um livro instigante e voltado para um público tanto jovem como adulto. A passagem do tempo como um furacão e as transformações decorrentes de sua passagem deixam cicatrizes na vida do jovem Osvaldo, que salta uma centena de anos na avenida Paulista, entrando no século XXI como um alienígena que acaba de pousar na Terra.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Anderson Borges Costa
- ASIN: B07PKWDV4X
- Idioma: Português
- Tamanho: 1801 KB
- Nº de Páginas: 288
- Categoria: Ação e Aventura
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Avenida Paulista, 22, escrito por Anderson Borges Costa. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.