Avaliação em Educação: Políticas, Processos e Práticas
Por Maria Palmira Alves No campo da educação, a avaliação tem vindo a adquirir uma significativa centralidade tanto ao nível dos discursos quanto das práticas, podendo assumir-se como objeto de ambições emancipatórias dos sujeitos e das comunidades ou como mecanismo de conformidade e reprodução. De facto, a avaliação tem sido intersetada por mandatos diversos e até mesmo antagónicos, resultando frequentemente num ideal, como solução para todos os problemas com que os sistemas de educação e formação se deparam.
Num tempo em que o estatuto da educação e da escola está profundamente reconfigurado, fruto das persistentes mudanças que perpassam o edifício legislativo, e mesmo o social, é notório o predomínio das lógicas da eficácia, eficiência e performatividade sobre as lógicas humanista e emancipatória que deviam nortear as práticas de educação e formação, o que nos compele a refletir sobre as implicações do primado da racionalidade positivista sobre o primado da racionalidade crítica na avaliação.
Envolvendo distintas perspetivas e diferentes olhares, esta obra enquadra-se nessa reflexão e pretende contribuir para que a avaliação se configure num espaço privilegiado de produção de novas formas de pensar e de agir em educação, logo num esteio de dialogicidade. Para concretizar tais propósitos, e sem qualquer pretensão de esgotar esta problemática, a obra integra um conjunto de textos que (re)interrogam a atividade avaliativa, quer no que se refere às políticas, quer aos processos, quer, ainda, às práticas de educação e formação.
Num tempo em que o estatuto da educação e da escola está profundamente reconfigurado, fruto das persistentes mudanças que perpassam o edifício legislativo, e mesmo o social, é notório o predomínio das lógicas da eficácia, eficiência e performatividade sobre as lógicas humanista e emancipatória que deviam nortear as práticas de educação e formação, o que nos compele a refletir sobre as implicações do primado da racionalidade positivista sobre o primado da racionalidade crítica na avaliação.
Envolvendo distintas perspetivas e diferentes olhares, esta obra enquadra-se nessa reflexão e pretende contribuir para que a avaliação se configure num espaço privilegiado de produção de novas formas de pensar e de agir em educação, logo num esteio de dialogicidade. Para concretizar tais propósitos, e sem qualquer pretensão de esgotar esta problemática, a obra integra um conjunto de textos que (re)interrogam a atividade avaliativa, quer no que se refere às políticas, quer aos processos, quer, ainda, às práticas de educação e formação.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Maria Palmira Alves
- Tamanho: 1328 KB
- Nº de Páginas: 217
- Editora: De Facto; Edição: Primeira edição
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Avaliação em Educação: Políticas, Processos e Práticas, escrito por Maria Palmira Alves. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.