Para o autor, que, na qualidade de biógrafo e tradutor de Clarice Lispector, conviveu longamente com a cultura do Brasil, a construção do país se rege por um conceito que ele denomina “autoimperialismo”, título que dá ao primeiro ensaio deste livro.
Desde as bandeiras e seus perpetradores –tema que orienta o texto A Pornografia dos Bandeirantes– o Brasil tem se dedicado a conquistar-se a si mesmo, de maneira tão predatória quanto a que adotaria um invasor estrangeiro. Em termos urbanísticos, a atitude se manifesta em momentos como a construção da avenida Rio Branco, que arrasou boa parte do Rio antigo nas reformas do prefeito Pereira Passos, se repete no loteamento descuidado e regido pelo capital das grandes cidades como São Paulo e chega ao ápice na construção de Brasília.
A visão desolada que Moser dedica à capital do Brasil, que projetou no mundo a arquitetura de Oscar Niemeyer, é o tema Cemitério da Esperança, ensaio de abertura do livro. No texto, o ensaísta analisa os aspectos autoritários por trás dos monumentos brasilienses, lançando um olhar crítico raramente destinado às realizações daquele que se tornaria algo como o arquiteto oficial do país.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Benjamin Moser
- ISBN-10: 8542207564
- ISBN-13: 978-8542207569
- ASIN: B01I42BACC
- Editora: Crítica
- Idioma: Português
- Tamanho: 2264 KB
- Nº de Páginas: 75
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Autoimperialismo, escrito por Benjamin Moser. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.