Austeridade: A Historia de uma Ideia Perigosa
Por Mark BlythOs bancos centrais e os Tesouros Nacionais mobilizaram seus balanços para socorrer os bancos quebrados, o que resultou na expansão dos déficits e dívidas dos Estados.
São saborosos os capítulos do livro que avaliam a história da Ideia Perigosa. No âmago dos enganos e desenganos, está o autoengano do ideário liberal. Nos momentos de crise, o liberalismo econômico aponta invariavelmente o dedo acusador para o Estado irracional e gastador.
Blyth inicia a investigação histórica da Ideia Perigosa com a análise cuidadosa dos escritos de Locke, David Hume e Adam Smith. Críticos do mercantilismo, os três ícones do pensamento liberal advogam a regra inviolável do orçamento equilibrado, independentemente das flutuações cíclicas da economia. Esse dogma associou-se às crenças do padrão-ouro para sacralizar o mercado auto- regulado e bloquear as ações estabilizadoras dos governos.
Depois da Grande Depressão, Keynes justificou teoricamente as políticas fiscais e monetárias destinadas a recuperar as economias prostradas. Mas, atenção: a austeridade, ademais de perigosa, é uma ideia persistente. Derrotada por Keynes, ela voltou vitoriosa nos braços dos corifeus do neoliberalismo, de Milton Friedman a Robert Lucas.
— Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo (economista e professor da UNICAMP)
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Mark Blyth
- ISBN-10: 8569536100
- ISBN-13: 978-8569536109
- ASIN: B07KJKVDLC
- Editora: Autonomia Literária
- Idioma: Português
- Tamanho: 1668 KB
- Nº de Páginas: 334
- Categoria: Administração, Negócios e Economia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Austeridade: A Historia de uma Ideia Perigosa, escrito por Mark Blyth. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.