Auditividade machadiana: o oral e o auditivo nos romances de Machado de Assis
Por Gabriel BorowskiDa resenha do Prof. Dr. Henryk Siewierski, Universidade de Brasília
A pertinência do padrão de oralidade no Brasil (mesmo que este se evidencie pela persistência da auditividade), visível na obra de Machado e de outros autores (Graciliano Ramos e João Guimarães Rosa, por exemplo), é entrelaçada à opção de Machado pelo singular e local (a “miopia” machadiana), abrindo-se desse modo um espaço para a reflexão sobre as características da modernidade brasileira. Se o advento da modernidade europeia se realizou por uma negação do oral, do local, do particular e do temporal (e no final do século XX, na modernidade tardia, pôde se observar um gradativo regresso a estas categorias), o caráter peculiar da cultura brasileira enquanto vinculada ao contato imediato, e da obra de Machado focada no singular, podem se traduzir por uma noção de modernidade alternativa em relação ao modelo europeu: uma modernidade que nunca assumiu o distanciamento e nunca incorporou plenamente o padrão da escrituralidade enquanto sua representação no domínio da comunicação.
Trecho do livro
Gabriel Borowski é professor do Departamento de Português e Estudos de Tradução da Universidade Jaguelônica de Cracóvia (Polônia), tendo lecionado também no Instituto de Línguas Românicas e Estudos de Tradução da Universidade da Silésia (Polônia). É membro colaborador do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, da American Comparative Literature Association e do conselho diretor da Associação dos Lusitanistas Poloneses. Autor de várias publicações na área de Estudos Literários e Estudos de Tradução e coeditor de volumes Punkt widzenia w literaturze, kulturze i języku (Ponto de vista na literatura, cultura e língua, 2015) e Diálogos no feminino: Maria Pawlikowska-Jasnorzewska & Florbela Espanca (2017), atua também como tradutor e intérprete.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Gabriel Borowski
- ASIN: B084BP4J4H
- Editora: Jagiellonian University Press
- Idioma: Português
- Tamanho: 737 KB
- Nº de Páginas: 149
- Categoria: Língua, Linguística e Redação
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Auditividade machadiana: o oral e o auditivo nos romances de Machado de Assis, escrito por Gabriel Borowski. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.