Atitudes de professores em relação à matemática (Ciências Exatas – Ensino de Matemática)
Por Paulo Cézar de Faria Aqui você encontrará o resultado de um estudo que compara a existência da atitude em relação à Matemática em quatro grupos amostrais, compostos de sujeitos voluntários de instituições escolares públicas e privadas, escolhidas por conveniência. Apresenta importância de uma investigação comparativa, com cortes transversais, onde se verifica a existência e o tipo de atitude em relação à Matemática de estudantes de cursos de licenciatura e professores em exercício. Apresenta o modo como o constructo atitude foi sendo gradativamente alterado como conceito psicológico e aponta diversos enfoques adotados na busca de melhor compreensão da natureza, da mudança e da medida das atitudes. Destaca a importância da combinação de resultados obtidos por meio da análise de dados de natureza quantitativa e qualitativa o que permite a comparação das atitudes em diferentes momentos da formação inicial e do exercício profissional. Foram constatadas diferenças na medida de atitudes em relação à Matemática. Essas diferenças apontaram que professores com 1 a 10 anos de experiência tem atitudes mais positivas que professores com mais tempo de exercício profissional. As atitudes em relação à Matemática se modificam durante a formação inicial e também no transcorrer da atividade profissional. Resultados da análise qualitativa de respostas às perguntas abertas de vários instrumentos e de respostas às perguntas da entrevista oral corroboram resultados da análise quantitativa e sugeriram pistas para a explicação da mudança de atitude nos grupos amostrais. Os resultados permitiram ajuizar que, ao ingressar no curso de licenciatura, houve mudança de atitude em relação à Matemática (de positiva para negativa). É possível que uma atitude positiva em relação à Matemática tenha contribuído para a escolha da licenciatura, mas as experiências vivenciadas logo no início do curso alteraram essa atitude.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Paulo Cézar de Faria
- ASIN: B074SVB2Y3
- Editora: Appris
- Idioma: Português
- Tamanho: 2440 KB
- Nº de Páginas: 256
- Categoria: Ciências
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Atitudes de professores em relação à matemática (Ciências Exatas – Ensino de Matemática), escrito por Paulo Cézar de Faria. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.