As Saturnálias: Livro I (Clássicos)

Por Macróbio
Baixar As Saturnálias: Livro I (Clássicos) pdf, epub, mobi, eBook
Ambrósio Teodósio Macróbio (Ambrosius Theodosius Macrobius) foi um gramático e filósofo romano que atuou durante os reinados de Honório e Arcádio (395-423). Ele mesmo afirma que não era romano, mas não há provas se possuía ascendência grega ou africana. Teria atuado como prefeito pretoriano na Espanha (399), procônsul da África (410) e senhor camareiro (422). Mas como, nesta época, os altos cargos eram limitados aos cristãos, e não há qualquer evidência nos escritos de Macróbio de que fosse cristão, é duvidosa a identificação de Macróbio naqueles cargos. A não ser que se suponha que sua conversão ao cristianismo tenha sido posterior à composição de seus livros. É possível, mas de forma alguma garantido, que fosse o Teodósio a quem Aviano dedica suas fábulas.

A mais importante de suas obras está diante de você: As Saturnálias, contendo um relato das conversas realizadas na casa de Vécio Pretextato (c. 325-385) durante os dias de descanso da Saturnália. A obra escrita em benefício do filho Eustátio (ou Eustáquio) contém uma grande variedade de curiosas informações históricas, mitológicas, críticas e gramaticais. Há apenas uma pequena tentativa construir um caráter dramático ao diálogo; em cada livro, alguns dos personagens assumem o papel principal, e as observações dos demais servem como ocasiões para que se manifestem novas expressões de erudição.

O primeiro livro e mais famoso da obra As Saturnálias é dedicado a uma discussão sobre a origem da Saturnália e dos festivais de Jano, o que leva a uma história e discussão sobre o calendário romano, e a uma busca de derivar um amplo conjunto de divindades à adoração do Sol.

O valor da obra é múltiplo. Por um lado, revela as concepções de um membro da elite intelectual romana sobre a própria realidade cotidiana em que vivia, e suas impressões sobre as diferentes relações entre divindades, vida pública, estatutos sociais, comportamentos e crenças. As diferentes discussões sobre o papel social dos escravos, bem como as inúmeras interpretações “dos físicos” do significado dos mitos antigos, são de especial destaque neste Livro I. Além disso, a obra traz uma compilação de fatos e opiniões citadas por escritores mais antigos, o que permite uma compreensão ampla e diversa das ideias romanas sobre sua própria realidade.

A forma de As Saturnálias é extraída de O Banquete de Platão e de Noites Áticas de Aulo Gélio; as principais autoridades (cujos nomes, entretanto, são citados apenas de forma esparsa) são Gélio, o filósofo Sêneca, Plutarco (Quaestiones conviviales), Ateneu e os comentários de Sérvio e outros sobre Virgílio.

Esta é a primeira tradução de As Saturnálias para o português. E, a partir das lentes de Macróbio, abre-se uma pequena janela para o passado romano tardio, quando somos convidados a aproveitar o dia de descanso da Saturnália saboreando a erudição dos antigos.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Macróbio
  • ASIN: B09B5MQWBW
  • Editora: antoniofontoura
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 564 KB
  • Categoria: História

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro As Saturnálias: Livro I (Clássicos), escrito por Macróbio. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.