ÀS MARGENS DO SÃO FRANCISCO: A cidade e sua gente

Por JOAO NAVES DE MELO
Baixar ÀS MARGENS DO SÃO FRANCISCO: A cidade e sua gente pdf, epub, mobi, eBook
Não é, este livro, um registro histórico propriamente dito, mas de uma narrativa em que se pretende mostrar como nasceu a São Francisco e a epopeia do povo ribeirinho a partir de acontecimentos remotos. Assim, é preciso saber como aqui se implantou a civilização, situando São Francisco no contexto de civilização. No caso, a narrativa volta à queda do feudalismo e ao surgimento do mercantilismo; a formação de Portugal como reino, que dependia de riquezas para se manter e desenvolver e, assim, por contingências imediatas, atirar-se ao mar em busca de necessárias riquezas – especiarias e metais. Resultou no descobrimento do Brasil e pouco depois, na descoberta do Rio São Francisco – e no seu caminho, São Francisco. O rio foi o caminho e no ir e vir de embarcações. Observou Geraldo Rocha, que ele é “Fator preponderante da existência do Brasil”. Fato também observado por Euclides da Cunha e Vicente Licínio Cardoso – sem o Rio São Francisco o Brasil não existiria como tal, seria repartida a Colônia como as Colônias espanholas. Extensos canaviais e usinas de açúcar ocuparam terras nordestinas e, em decorrência a criação de bois. Pastagens não poderiam ocupar as áreas dos canaviais. Estendeu-se às margens do Rio São Francisco a atividade pastoril, a lenta ocupação do São Francisco com os homens acompanhando os bois. O rio, por excelência e segurança de navegação, transformou-se no caminho ligando as regiões do Sul ao Norte do Brasil. Surgiram as embarcações que transportando ouro e víveres, o que deu margem à pirataria – índios e bandidos que saqueavam as embarcações. Para monitorar as ações da pirataria foram montados dois postos de vigia no rio: Pedras de Cima e Pedras de Baixo, isto no limiar de 1700. O posto de Pedra de Cima foi plantado por Domingos do Prado e Oliveira, sobrinho do bandeirante Matias Cardoso fundador do primeiro povoado nas margens do Rio São Francisco.
O Rio São Francisco, o posto de atalaia, combate aos índios guaíbas e tapiraçabas, antecederam a criação de São Francisco em 1877. Chegaram os vapores navegando no rio trazendo à nova cidade famílias e mais famílias de nordestinos todos, depois, escrevendo a sua própria história, o que é contam neste livro por cem famílias entrevistadas.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): JOAO NAVES DE MELO
  • ASIN: B09FFNSBKS
  • Editora: JOÃO NAVES DE MELO
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 13925 KB
  • Nº de Páginas: 722
  • Categoria: História

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro ÀS MARGENS DO SÃO FRANCISCO: A cidade e sua gente, escrito por JOAO NAVES DE MELO. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.