As Leis do Farol: Uma abordagem preventiva para a qualidade
Por Luiz AlvarengaAo invés de apresentar idéias e conceitos como em um livro técnico tradicional, o formato escolhido resulta em um desenvolvimento muito mais natural do assunto, permitindo sua apresentação gradual ao leitor ao longo da história.
Apresentado em uma linguagem leve e cotidiana, a estória se desenrola em torno de um personagem que precisa salvar sua empresa e enfrenta diferentes situações do dia-a-dia, em uma dinâmica que envolve o leitor e o convida a conhecer o final.
Os conceitos técnicos são colocados de uma forma bem suave e de fácil assimilação ao longo da estória, sendo que definições e pontos importantes foram incluídos na forma de notas manuscritas pelo personagem, ao final de cada capítulo. Dessa forma o leitor pode pular estas notas, sem qualquer prejuízo ao entendimento.
Creio que o texto trás todos os ingredientes de um bom romance, com tiradas de humor, situações inesperadas e lições de vida que se aplicam não somente a organizações, mas também às pessoas de todos os níveis.
Considerando todos estes aspectos, este é um livro para um público amplo, incluindo estudantes, gestores, consumidores, pessoas apaixonadas pela qualidade ou qualquer pessoa que trabalhe para uma organização que forneça produtos e serviços.
Sinopse
Edu, um engenheiro de meia idade, encontra-se em uma situação inesperada ao ter que assumir a fabrica de pecas plásticas, que era de seu pai. Alem de ter que lidar com suas novas atribuições, com as reclamações dos clientes e com a delicada situação financeira da empresa, enfrenta muitas dúvidas sobre como lidar com as coisas à sua volta, sobretudo, os aspectos controláveis e os aspectos não-controláveis.
As coisas começam a mudar quando Edu encontra um antigo diário de um capitão espanhol que viveu no século XVII. Através da leitura das notas deixadas pelo capitão sobre suas aventuras e das lições nelas contidas, Edu tem a possibilidade de rever e aplicar conceitos importantes na gestão da qualidade da organização que dirige, para que a mesma seja bem sucedida no processo de recertificação de seu sistema, condição exigida pelo cliente para a assinatura de um grande contrato para fornecimento de pecas automotivas, que pode ser a salvação da empresa.
A jornada acaba se tornando mais difícil do que o esperado por conta das dificuldades que Edu tem que enfrentar no dia a dia, como incidentes dentro da empresa, desastres, comportamento das pessoas, concorrentes desleais e até ameaças à integridade do diário. E para garantir a sobrevivência da empresa tem que lidar com as diferentes ações batizadas pelo capitão espanhol como medidas de reparação, de solução e de precaução.
Finalmente quando esta prestes a desvendar o significado maior da mensagem do capitão, um incidente muda seus planos e provoca a volta de uma das questões que mais atormentavam Edu: Isto não poderia ser evitado? A partir dai Edu se vê obrigado a aprender como gerenciar as coisas controláveis e as não-controláveis, melhorando o seu processo de gestão através de ações preventivas e, finalmente, por meio da chave descoberta pela utilização das Leis do Farol.
As Leis do Farol abrem as portas para uma abordagem empresarial muito mais moderna e proativa, reduzindo os riscos associados à insatisfação de clientes, à perda de negócios e aos perigosos “recalls”.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Luiz Alvarenga
- Tamanho: 2490 KB
- Nº de Páginas: 189
- Editora: Luiz Alvarenga
- Categoria: Negócios e economia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro As Leis do Farol: Uma abordagem preventiva para a qualidade, escrito por Luiz Alvarenga. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.