As inferências culturais da Política Externa Estadunidense sobre a América Latina no século XX: o caso do Instituto Cultural Brasileiro Norte Americano – ICBNA/RS

Por Rodrigo Vieira Pinnow

Sobre o livro

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as inferências da política externa estadunidense na América Latina através da criação dos centros binacionais norte-americanos em meados da década de 1930.

Entende-se que os estudos que contemplam a difusão cultural dos Estados Unidos no continente latino-americano apresentam uma lacuna no que tange as ações das agências e órgãos estadunidenses, bem como de seus representantes nas relações com as elites latino-americanas.

Nesse sentido, pretende-se ampliar a percepção sobre a Política de Boa Vizinhança proposta pelo governo de Franklin Delano Roosevelt, ao considerar os centros binacionais como um dos vetores no processo de difusão cultural estadunidense na América Latina.

Propõe-se incorporar uma nova perspectiva de análise acerca da influência dos Estados Unidos no continente latino-americano, a partir do estudo de caso do Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano (ICBNA), analisando os pormenores do processo de criação da instituição, além do mapeamento dos demais centros pela América Latina.

Diante disso, discute-se a ausência do processo na historiografia, na qual não se encontram estudos extensivos sobre a difusão cultural estadunidense através de institutos ou centros binacionais.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores