AS ESCOLAS E O TRANSGÊNERO: Na esteira da Suprema Corte
Por Sérgio Roberto Back A implantação da ideologia de gênero tem sido objeto de muita discussão na educação brasileira.
Muito embora repelida por inúmeros movimentos sociais, o Governo Federal insiste na implantação obrigatória da matéria nos currículos escolares.
A resistência também dos representantes dos Estados e Municípios, inclusive com aprovação de leis locais com proibição do tema em seus estabelecimentos de ensino, inspirou o Min. Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, a deferir liminares suspendendo os efeitos de normas de entes federados que, no seu entender, restringem o ensino plural e a liberdade de cátedra.
Esta obra – com variadas ferramentas iterativas – leva o leitor à reflexão sobre um comando judicial que desprestigia a história da base curricular no Brasil, construída a partir de entendimento fundamentado em mais de “12 milhões de contribuições”, recebidas em consulta pública de “cerca de 300 mil pessoas e instituições”, que foram “submetidas à discussão por mais de 9 mil educadores”, com o propósito de aperfeiçoar e complementar a legislação educacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Plano Nacional de Educação, Base Nacional Comum Curricular), na qual o gênero e a orientação sexual não só deixaram de ser contemplados, como foram retirados do texto final.
De um lado o direito inviolável de proteção da criança, observados os reflexos físicos e psicológicos alertados por autoridades médicas de respeito e influência internacionais. De outro, o direito fundamental à igualdade e a dignidade da pessoa humana. Nesta obra, uma proposta de conformação do direito.
Boa leitura.
Muito embora repelida por inúmeros movimentos sociais, o Governo Federal insiste na implantação obrigatória da matéria nos currículos escolares.
A resistência também dos representantes dos Estados e Municípios, inclusive com aprovação de leis locais com proibição do tema em seus estabelecimentos de ensino, inspirou o Min. Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, a deferir liminares suspendendo os efeitos de normas de entes federados que, no seu entender, restringem o ensino plural e a liberdade de cátedra.
Esta obra – com variadas ferramentas iterativas – leva o leitor à reflexão sobre um comando judicial que desprestigia a história da base curricular no Brasil, construída a partir de entendimento fundamentado em mais de “12 milhões de contribuições”, recebidas em consulta pública de “cerca de 300 mil pessoas e instituições”, que foram “submetidas à discussão por mais de 9 mil educadores”, com o propósito de aperfeiçoar e complementar a legislação educacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Plano Nacional de Educação, Base Nacional Comum Curricular), na qual o gênero e a orientação sexual não só deixaram de ser contemplados, como foram retirados do texto final.
De um lado o direito inviolável de proteção da criança, observados os reflexos físicos e psicológicos alertados por autoridades médicas de respeito e influência internacionais. De outro, o direito fundamental à igualdade e a dignidade da pessoa humana. Nesta obra, uma proposta de conformação do direito.
Boa leitura.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Sérgio Roberto Back
- ASIN: B07DVQMD9C
- Editora: Sérgio Roberto Back
- Idioma: Português
- Tamanho: 6869 KB
- Categoria: Direito
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro AS ESCOLAS E O TRANSGÊNERO: Na esteira da Suprema Corte, escrito por Sérgio Roberto Back. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.