As contradições do lulismo: A que ponto chegamos?
Por André SingerInspirados pelas observações de Chico de Oliveira de que o capitalismo brasileiro se caracteriza pela combinação do arcaico e do moderno eternamente reproduzida, os oito capítulos registram as contradições e ambiguidades que moldaram o período de 2008-2014, marcado por um “ensaio desenvolvimentista tardio”: inclusão social sem cidadania, reindustrialização com oposição dos industriais, assalariamento precário com acesso à universidade, ampliação do crédito educacional com crescimento do ensino superior privado, wallmartização do trabalho com internacionalização dos sindicatos, agroecologia com agronegócio, autonomização dos mais pobres com passividade assistencialista, emancipação cultural com empreendedorismo, esperança de inclusão com rebaixamento das expectativas.
Essa coexistência aparentemente equilibrada de opostos teria, na avaliação dos autores, começado a desmoronar com as manifestações de junho de 2013, que “trouxeram subitamente à consciência como o Brasil, apesar de ter melhorado, continuava péssimo”. Nesse sentido, as análises que compõem este livro constituem material precioso para decifrar os rumos abertos pela explosiva e imprevisível conjuntura atual.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): André Singer
- ISBN-10: 8575595113
- ISBN-13: 978-8575595114
- ASIN: B078WZ4KTY
- Editora: Boitempo Editorial
- Idioma: Português
- Tamanho: 5045 KB
- Nº de Páginas: 394
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro As contradições do lulismo: A que ponto chegamos?, escrito por André Singer. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.