AS ÁGUAS VIRTUOSAS DE LAMBARI E A DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA SAÚDE
Por Antônio Carlos GuimarãesSua finalidade é divulgar a história de ÁGUAS VIRTUOSAS DE LAMBARI, criada em torno dos mananciais das Águas Virtuosas, cujas propriedades medicamentosas e curativas estão cultural e religiosamente associadas à devoção a Nossa Senhora da Saúde – a Senhora das Águas.
Foi elaborado em razão da memória afetiva do autor, cujo ramo familiar materno possui antigos vínculos com a Igreja Católica, e composto com base nos livros de historiadores e memorIalistas de Águas Virtuosas de Lambari, na bibliografia suplementar citada ao final e em informações disponibilizadas nos sites: Guimaguinhas.prosaeverso.net, Diocesedacampanha.org.br e Paroquiasenhoradasaude.com.br.
Neste e-book, você ficará sabendo que:
– As águas minerais de ÁGUAS VIRTUOSAS DE LAMBARI foram as primeiras a serem descobertas em Minas Gerais
– Que o traçado da via criada pela Coroa Portuguesa, que ligava a Região Mineradora ao Litoral (ESTRADA REAL), foi alterado para passar diante das fontes das Águas Virtuosas de Campanha (nome primitivo das águas de Lambari).
– A expressão ÁGUAS VIRTUOSAS começa a ser utilizada a partir de 1805, e acabou por nomear toda a região detrás
da serra da Campanha por aquele nome: Águas Virtuosas.
– As expressões ÁGUAS SANTAS e ÁGUAS VIRTUOSAS nasceram provavelmente da crença e da fé populares, por associação dos efeitos medicinais e curadores da água à “tradição católica dos milagres da Virgem Santíssima”, como ficou assentado nos costumes devocionais da Região das Águas Virtuosas.
– Circulando pela Estrada Velha, ou Caminho Velho, tropeiros, sertanistas, mineradores, boiadeiros e outros viajantes trouxeram à Região do Lambari o achado da SENHORA APARECIDA, e possivelmente foram esses mesmos que levaram às localidades por onde passavam as notícias, semeadas pela devoção religiosa, das “CURAS MILAGROSAS” produzidas pela “ÁGUA SANTA”, por intercessão de NOSSA SENHORA DA SAÚDE.
– A primeira versão escrita da LENDA DAS ÁGUAS VIRTUOSAS foi provavelmente obra de Américo Werneck, num esforço de propaganda das águas minerais, quando, em 1889, veio a residir em Águas Virtuosas de Lambary.
– O projeto da IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE, de Lambari, MG, é de autoria do arquiteto BENEDITO CALIXTO DE JESUS NETO, formado no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, também responsável pelo projeto do SANTUÁRIO NACIONAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA e de diversas outras igrejas no Sudeste do Brasil.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Antônio Carlos Guimarães
- ASIN: B08P8PQ68W
- Idioma: Português
- Tamanho: 7061 KB
- Categoria: História
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro AS ÁGUAS VIRTUOSAS DE LAMBARI E A DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DA SAÚDE, escrito por Antônio Carlos Guimarães. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.