As 10 maiores mentiras que te contam sobre ter uma loja virtual
Por Eduardo FavarimMENTIRA #2 – É fácil! É só abrir um site que vai começar a vender muito.
MENTIRA #3 – Só tem vantagens!
– eCommerce é mais barato que loja física?
– Tráfego
– Pick and Pack
– Experiência física com o produto
– Logística
– Contratos
– Integrações
– SAC
– Processos Judiciais
– Fluxo de Caixa
MENTIRA #4 – Sua loja pode ser a próxima Netshoes.
MENTIRA #5 – Você pode fazer tudo sozinho.
MENTIRA #6 – É igual uma loja física, só que vende pela internet.
MENTIRA #7 – Você não terá patrão.
MENTIRA #8 – Vai ganhar muito dinheiro!
MENTIRA #9 – Você pode trabalhar menos.
MENTIRA #10 – Não precisa planejar muito. É só pegar pra fazer!
MENTIRA BÔNUS – Se não tiver uma excelente plataforma, não vai vender.
Nos últimos 08 anos estive dentro do mercado de e-commerce. Não, eu não vendia serviços para lojas virtuais. Eu era proprietário de loja virtual. Nos últimos 08 anos senti na pele as maravilhas e os terrores deste mercado. Comecei muito pequeno, lá em 2010, testando cada ferramenta que aparecia, com plataformas ainda pouco desenvolvidas e tentando, dentro de mim, descobrir um mercado que me encantava e que, ao mesmo tempo, tinha um tamanho suficiente que valesse algum investimento. Até que, em 2012, vislumbrei um mercado que pareceu realmente promissor e que eu dominava: cozinha!
Entre 2012 e 2013 estruturei este projeto. Desta vez entrei com mais força e consegui, inclusive, aporte financeiro de um grupo de investidores para iniciarmos o projeto com mais estrutura. Tivemos diversas fases: plataforma própria, plataforma alugada, logística própria, logística terceirizada, marketplaces (que surgiram dentro destes anos). Tivemos até loja física. O projeto como um todo durou até o início de 2018. Neste período, ultrapassamos 1 milhão de reais por ano em faturamento sem absolutamente nenhum funcionário, com uma operação totalmente automatizada e estoque próprio. Por diversas razões, operacionais e pessoais, definimos que seria melhor encerrar a operação no primeiro semestre de 2018, e assim o fizemos.
Neste meio tempo, vi muita coisa acontecer no mercado: os marketplaces entraram com tudo e, com eles, muitas coisas boas e muitas coisas complicadas vieram também; as plataformas se profissionalizaram e perceberam que o pequeno e-commerce é um público lucrativo, assim como todas as ferramentas, serviços, agências, etc. também perceberam; entrou imposto diferente pra cada estado e depois saiu; boleto registrado; legislações específicas… Enfim, muita coisa aconteceu, muita coisa mudou.
Senti na pele muita coisa boa e muita coisa ruim, e uma das piores coisas que vi acontecer foi uma onda com o objetivo de “romantizar” o e-commerce. E isso ainda existe, cada vez mais forte. Não tem problema mostrar as vantagens, que realmente são muitas em abrir e manter uma loja virtual, principalmente se comparado a outros tipos de negócio, mas não podemos esquecer que estamos falando de uma empresa que vai pagar impostos, contratar funcionários, girar capital e correr os riscos inerentes ao empreendedorismo no Brasil, ou seja, tem muitas dificuldades, muitos problemas e diversas desvantagens também. E é isso que pretendo mostrar aqui!
Não quero fazer ninguém desistir de abrir a sua própria loja virtual, pelo contrário. Minha missão é fazer com que todos saibam como é a vida nos bastidores, no mundo real, para que a decisão de abrir ou não uma loja seja tomada baseada na realidade, e não apenas em sonhos. Para que, depois, não haja surpresas, desilusões e frustrações. Pois se antes de começar a partida você já souber quais são as regras do jogo e como ele funciona, ficará muito mais fácil saber pra que lado deve chutar a bola.
“Bora” pro jogo!
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Eduardo Favarim
- ASIN: B07H2NDCZX
- Idioma: Português
- Tamanho: 1346 KB
- Nº de Páginas: 32
- Categoria: Administração, Negócios e Economia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro As 10 maiores mentiras que te contam sobre ter uma loja virtual, escrito por Eduardo Favarim. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.