Artes e práticas de curar dos escravos na Imperial Fazenda de Santa Cruz, no século XIX

Por Júlio César Medeiros da Silva Pereira
Baixar Artes e práticas de curar dos escravos na Imperial Fazenda de Santa Cruz, no século XIX pdf, epub, mobi, eBook
O trabalho ora apresentado trata de uma abordagem da tese de doutorado do autor, defendida pela FIOCRUZ, intitulada: Trabalho, folga e cuidados terapêuticos: A sociabilidade escrava na Imperial Fazenda Santa Cruz, na segunda metade do século XIX, orientada pela Prof.ª Drª Lorelai Cury, cujo foco era as relações da sociabilidade escrava que se apoiavam na folga, nos cuidados terapêuticos e na prática de um oficio.
Agora, em Artes e práticas de curar dos escravos na Imperial Fazenda de Santa Cruz, do século XIX, Júlio César Medeiros procura concentrar-se nas práticas terapêuticas que os escravos santa-cruzenses exerciam.
Dois motivos foram fundamentais para esta escolha do autor, o primeiro, como já deve ser perceber pelo título, é o fato de eu ter percebido o papel preponderante das práticas curativas dentro daquele universo escravo, o segundo seria a importância da saúde não apenas para os escravos, mas também para o mundo moderno e a mudança radical por que passou os tratamentos de saúde nos últimos anos, sobretudo no âmbito da Saúde Pública.
Portanto, este trabalho versa sobre o modo como escravos da Fazenda Imperial de Santa Cruz lidavam com a saúde e a manutenção da vida e como o seu hospital de escravos passou a ser uma peça fundamental da sociabilidade escrava no sentido de traçar suas estratégias de sobrevivências, sonhos e esperanças.

Características do eBook

Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:

  • Autor(a): Júlio César Medeiros da Silva Pereira
  • ASIN: B07CZ2DKFD
  • Idioma: Português
  • Tamanho: 4622 KB
  • Nº de Páginas: 104
  • Categoria: História

Amostra Grátis do Livro

Faça a leitura online do livro Artes e práticas de curar dos escravos na Imperial Fazenda de Santa Cruz, no século XIX, escrito por Júlio César Medeiros da Silva Pereira. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.