Arte e agência (Coleção Argonautas)
Por Alfred Gell Com este livro, o antropólogo britânico Alfred Gell tanto inova a leitura tradicional que a antropologia fez da chamada arte primitiva, como questiona a teoria da arte de um modo geral, ao adotar como eixo de seu argumento o conceito de agência. O autor defende que a obra de arte, produzida por indivíduos ou coletivamente, é dotada de intencionalidade, isto é, sua existência influencia os pensamentos e as ações de seu público. Criticando as teorias antropológicas e estéticas existentes que assumem um ponto de vista passivo, e questionando o critério que delega o status de arte somente a uma determinada classe de objetos e não a outras, Gell reformula a antropologia da arte como uma teoria da ação: objetos artísticos, carregados de intencionalidades, são agentes de relações sociais. Sua teoria lança mão, ainda, da noção de “objeto distribuído” da antropologia melanésia, de conceitos da psicologia dos padrões e das percepções e da semiótica, tomando exemplos provenientes de todo o mundo, desde a arte europeia (de Leonardo da Vinci a Duchamp), passando pela Índia, África, e em especial a Polinésia e a Melanésia, onde realizou seu trabalho de campo.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Alfred Gell
- ISBN-10: 8592886872
- ISBN-13: 978-8592886875
- ASIN: B07GJZJ89K
- Editora: Ubu
- Idioma: Português
- Tamanho: 10859 KB
- Nº de Páginas: 466
- Categoria: Arte, Cinema e Fotografia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Arte e agência (Coleção Argonautas), escrito por Alfred Gell. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.