Arborização Urbana: Projeto para a Rua António Nardi – Caraguatatuba – SP
Por Fani Aparecida DemarchiSobre o livro
As árvores sempre foram usadas para embelezar o ambiente. O uso da paisagem natural vem desde a era colonial. No Brasil, as normas para o plantio de árvores em ruas foi instituída em 1882 (MESQUITA, 1996 apud MENEGHTTI, 2003).
A arborização é determinada como uma vegetação formada por espécies arbórea e arbustiva dentro de uma cidade. Os lugares livres vão desaparecendo sendo trocados por edifícios, mudando a paisagem da cidade. Dentro deste contexto percebe-se a necessidade das áreas verdes dentro da cidade.
Estas áreas devem ter uma ligação direta com seus habitantes, proporcionando bem estar e elementos naturais que relaxam. (GREY E DENEKY, 1978).
A finalidade deste trabalho é propor um projeto para arborizar a Rua Antônio Nadi, Bairro Estrela D’alva, conscientizando os moradores locais da importância do cuidar das árvores melhorando assim a qualidade de vida, visto que, em decorrência da arborização desordenada na cidade de Caraguatatuba a arborização ficou lesada e apenas 10% da cidade está arborizada.
Para elaborar este projeto foi necessário o levantamento de dados junto da população. Através de entrevista foi observado o interesse dos moradores na arborização da Rua Antônio Nardi. A pitangueira ou Eugenia uniflora L.
é a espécie arbórea escolhida para este projeto sendo que esta é de porte pequeno, frutífera, nativa e se enquadra dentro dos requisitos para o plantio na rua em questão (frutos e folhas pequenas). O plantio deverá ser feito na estação das chuvas, dia nublado e úmido.
Deste modo, este projeto é uma proposta para ser apresentado ao poder público municipal para ser analisado e consequentemente executado na época de plantio, assim garantindo o crescimento das mudas de pitangueira.
Salve esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.
📄 Baixar PDFAvaliações dos leitores
Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.
⭐ Reviews dos leitoresAmostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Arborização Urbana: Projeto para a Rua António Nardi – Caraguatatuba – SP, escrito por Fani Aparecida Demarchi. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.













