Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior
Por Luis Roberto de Camargo Ribeiro A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou PBL (Problem-based Learning) é uma metodologia de ensino e aprendizagem com larga utilização em escolas superiores (notadamente de medicina) e em outros níveis educacionais. Concebido no final dos anos 1960, o PBL, grosso modo, emprega problemas da vida real (reais ou simulados) para iniciar, motivar e focar a aprendizagem de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. Além de apresentar uma introdução geral ao PBL, enfocando alguns aspectos principais (e.g., fundamentos, características, formatos e problemas), este texto descreve e discute uma experiência parcial da metodologia (em uma disciplina isolada em currículos convencionais) a partir da visão dos atores e de resultados de pesquisas, mostrando seus limites intrínsecos e contextuais e indicando os ganhos com relação ao desenvolvimento tanto discente quanto docente.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Luis Roberto de Camargo Ribeiro
- Tamanho: 1224 KB
- Nº de Páginas: 167
- Editora: SciELO – EdUFSCar
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior, escrito por Luis Roberto de Camargo Ribeiro. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.