O livro do prof. Robson Araújo ressalta que o nosso planeta sempre foi inconstante, que sua biosfera se modificou pelas forças da natureza e que o homem contemporâneo, com seus instrumentos, passou a ser uma dessas forças. Somos capazes de extinguir espécies, modificar o clima e criar novosseres vivos. A esses movimentos perturbadores geofísico quí- micos no planeta, causados pelo homo sapiens, chamamos deAntropoceno.
Influenciado pelo francês Élisée Reclus, o autor tenta compreender o mundo contemporâneo em que o ser humano precisa reconhecer em si a própria natureza e evitar sua autodestruição.
“Ele é a natureza formando consciência de si mesma.”
O livro se volta aos filmes catástrofes, ou seja, àqueles que geralmente são alarmistas e amedrontadores do nosso futuro. Sugere o autor que esses filmes sejam abordados pelo viés cético — com o olhar da crítica e da suspeita. Será quegerar medo na sociedade é o melhor caminho pedagógico? Não seria melhor uma educação transformadora para entender e ensinar a conviver com a natureza?
Uma noção de solidariedade radicalmente ampliada pode ser uma fonte inestimável de inspiração e motivação para nos empenharmos juntos na gigantesca tarefa de enfren- tar a crise ambiental. Vemos no cinema mundial um movi- mento artístico de grande alcance e nos cineastas envolvidos nessas causas bons interlocutores dessa mobilização. Esse po- tencial deve ser melhor explorado, segundo o professor, para enxergarmos as belezas da natureza e evitarmos precocemente sua destruição.
Enfim, o livro apresenta uma crítica diferente além de agregar conceitos, denunciar a estruturação do medo pelo po- der estético do cinema e trazer um tema relevante para discussão. Antropoceno no cinema é um livro para reflexões e conhecimento.
Características do eBook
- Autor(a): Robson Araújo
- ASIN: B0CFVZ3KYM
- Editora: Robson Jorge de Araújo
- Idioma: Português
- Tamanho: 14037 KB
- Categoria: Arte, Cinema e Fotografia
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Antropoceno no cinema, escrito por Robson Araújo. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.