Em uma coletânea de artigos publicados ao longo de seis anos, é difícil manter certa unidade teórica e de pensamento, uma espinha dorsal que lhes dê sustentação. E isto porque os assuntos são variados, a realidade social, muito dinâmica, e as pessoas também mudam, claro. Entretanto, nesta coletânea, e em todos os artigos aqui publicados – áreas jurídica, social, econômica, de política internacional, e mesmo naquelas de puro afeto – consegue-se perceber a linha mestra que os une: a indignação sagrada contra aquela anorexia e a defesa dos verdadeiros valores republicanos.
Na trilha de Miguel de Unamuno, Jayme Vita Roso não perdeu a capacidade de indignar-se e não consegue se calar; do velho espanhol basco, em seu discurso famoso na Universidade de Salamanca, Jayme parece ter guardado as palavras: “Há momentos em que calar é mentir. Porque o silêncio pode ser tomado como aquiescência.”
Este livro reúne 52 artigos; boa parte deles voltada para a área do Direito, onde o talento de Jayme Vita Roso consegue vê-lo “de dentro”, como seria a obrigação de um bom advogado, e “de fora” – sua integração ao sistema sócio-econômico e histórico em que foi gerado – conhecimento não comum de ser encontrado. Passeia pela política, pela economia, pelo meio ambiente, pelas relações internacionais, pela filosofia, por nossa História brasileira e também pela nossa História latino-americana.
Nele, há igualmente espaço para o afeto pessoal e o lirismo em seus dois artigos sobre D. Hélder Câmara; para seu preitos de saudade e de admiração a Théodore Monod, a Luiz Washington Vita e a Paulo Dantas; para a lembrança do homem revoltado Albert Camus; para a “ressurreição” do grande brasileiro esquecido, Eduardo Prado; para o resgate da pátria, na afirmação política de Itamar Franco. E para o sarcasmo – porque não? – em Comer, Engordar, é Só Engolir Fast-Food.
E pulsa ainda sua participação política em A Gestão Democrática de São Paulo: da Utopia ao Sonho Realizado.
Em seu último artigo – A Desconstrução da Democracia ou Quando Participar Significa Mobilizar a Sociedade – continua coerente o jurista engajado, herdeiro dos legítimos ideais republicanos, ao defender, “nas razões de decidir”, a aplicação do “direito” e não da “lei”, necessariamente, pois nem toda lei é justa e digna do direito.
De Jayme Vita Roso, se poderia repetir a epígrafe do artigo com que ele abre esta coletânea: Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé.
Raul de Mattos Paixão Junior
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Jayme Vita Roso
- Tamanho: 1079 KB
- Nº de Páginas: 294
- Editora: Jayme Vita Roso
- Categoria: Livros de Economia Política
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Anorexia da Ética: e outros escritos, escrito por Jayme Vita Roso. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.