Análise Matricial de Estruturas com Orientação a Objetos

Por Luiz Martha

Sobre o livro

Este livro aborda a análise de estruturas reticuladas, isto é, de estruturas formadas por barras (entre elas incluem-se treliças, pórticos, e grelhas). O método de análise tratado é o método dos deslocamentos.

O livro apresenta uma formalização matricial do método dos deslocamentos, que tem por objetivo aproximar a sua metodologia aos procedimentos adotados usualmente nos programas de computador desta área. Essa versão do método dos deslocamentos é conhecida como método da rigidez direta.

A análise estrutural é uma das etapas do projeto de estruturas, sendo que, para estruturas e solicitações reais, a análise é uma tarefa relativamente difícil.

Dessa forma, a utilização de programas de computador na análise de estruturas é uma atividade corriqueira, e a grande maioria de programas de análise de estruturas reticuladas adota o método da rigidez direta.

Esse é o caso do programa Ftool, que é desenvolvido pelo autor do livro e é amplamente utilizado pela comunidade acadêmica e profissional de Engenharia Civil no Brasil e em muitos outros países.

O sucesso do Ftool pode ser creditado à sua interface gráfica simples e intuitiva e à sua eficiente e flexível capacidade de modelagem. Muitos usuários do Ftool (e não são poucos) têm interesse em entender o método de análise adotado pelo programa.

Um dos principais objetivos do livro é desvendar os procedimentos de análise do Ftool. Características

O livro traz informações sobre a ferramenta Ftool, desenvolvida pelo autor; A ferramenta é amplamente utilizada em todo Brasil.

Baixe esta página em PDF para ler quando quiser, mesmo offline.

📄 Salvar PDF

Avaliações dos leitores

Descubra as opiniões de outros leitores, explore avaliações detalhadas e veja se este livro realmente vale a pena para você, com base em experiências reais de quem já leu e compartilhou sua visão sobre a obra.

⭐ Reviews dos leitores