Análise e crítica de livros didáticos de língua italiana como língua estrangeira: Método, metodologia e abordagem comunicativa em perspectiva.
Por Jefferson Evaristo do Nascimento Silva O livro didático (LD) é a ferramenta pedagógica mais utilizada no ensino de língua estrangeira (LE), sendo “muitas vezes o único material de acesso ao conhecimento tanto por parte de alunos quanto por parte de professores” (CRISTÓVÃO e DIAS, 2009, p. 11), justificando-se como importante corpus de pesquisa (TILIO, 2006). No ensino de línguas, o século XX foi marcado por muitas mudanças (RICHARDS e RODGERS, 2003, BORNETTO, 1998) (metodológicas, filosóficas, teórico-práticas e conceituais), culminando no desenvolvimento e consolidação da chamada Abordagem Comunicativa (ALMEIDA FILHO, 2007; RICHARDS, 2006). Mesmo assim, a configuração de alguns LD de italiano como LE apresentam uma imprecisão metodológica que faz com que problemas sejam identificados, como por exemplo, na passagem da apresentação do livro para a efetivação das suas atividades ou na sua correlação teórico prática entre a Abordagem Comunicativa e as atividades propostas nas unidades didáticas. Essa pesquisa, portanto, se propôs a responder, às seguintes perguntas: (i) de que maneira se constroem os LD de língua italiana para estrangeiros que se autointitulam comunicativos, (ii) de que modo a língua é representada e entendida nesses livros didáticos e (iii) de que modo o entendimento sobre a metodologia pode modificar o processo de ensino-aprendizagem. Como desdobramento, tivemos como objetivos (i) analisar e criticar alguns dos atuais livros didáticos de ensino de italiano e (ii) investigar a representação de língua e de metodologia que se dá nesses materiais. Nossos resultados apontam para um distanciamento entre o que o LD se propôs a fazer e o que efetivamente fez, bem como um afastamento dos pressupostos da Abordagem Comunicativa, modificando-os e ressignificando o ensino, justificando sua análise e crítica.
Características do eBook
Aqui estão algumas informações técnicas sobre este eBook:
- Autor(a): Jefferson Evaristo do Nascimento Silva
- ASIN: B07BPLHQP2
- Idioma: Português
- Tamanho: 13936 KB
- Nº de Páginas: 281
- Categoria: Língua, Linguística e Redação
Amostra Grátis do Livro
Faça a leitura online do livro Análise e crítica de livros didáticos de língua italiana como língua estrangeira: Método, metodologia e abordagem comunicativa em perspectiva., escrito por Jefferson Evaristo do Nascimento Silva. Esse é um trecho gratuito disponibilizado pela Amazon, e não infringe os direitos do autor nem da editora.